-
Arquitetos: Daniel Pires Arquitecto
- Área: 165 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Filipa Bernardo
-
Fabricantes: AutoDesk, Efapel, FARO Barcelona, POLYREY, Pana Windows, RHEINZINK
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projecto tem como ponto de partida uma pequena construção existente, de dois pisos, localizada no extremo de um lote estreito e profundo, integrado numa zona urbana descaracterizada e com escala indefinida. Foi a partir deste contexto que se desenvolveu a organização espacial da casa ao nível do piso térreo, sendo definida por 3 volumes em betão que se posicionam estrategicamente a partir da volumetria existente, configurando um pátio e tirando partido da interioridade resultante dessa disposição. Estes volumes, que concentram no seu interior todas as áreas de apoio da casa, definem entre si as principais zonas de estar da habitação.
A sequência de espaços organizada em redor do pátio, segue uma crescente gradação de relação com o espaço exterior do pátio e jardim, consoante a transição entre os espaços privados e sociais da casa. Esse “filtro” é criado a partir do desenho modular da caixilharia de madeira que une os volumes de betão, determinando a imagem da casa.
Um quarto volume posiciona-se no extremo oposto do lote, relacionando-se directamente com a rua e configurando para o lado interior uma horta biológica, que faz a transição entre o volume de entrada/garagem/oficina e a zona de habitar permanente.