CONVIDADAS DESSA SEMANA.
Comunal Taller - México. Formado por duas mulheres, Mariana Ordóñez Grajales e Jesica Amescua Carrera, Comunal é um ateliê de arquitetura que tem sua prática fortemente relacionada aos processos de negociação entre consensos e dissensos. Trabalham contra a figura de autoria, de objeto estático, artístico e imodificável, mas sim como um processo social, colaborativo, vivo, aberto e em evolução constante, encarando os habitantes como sujeitos de ação e não como objetos de intervenção. Em seus projetos incentivam e facilitam a participação de mulheres (adultas, jovens e crianças) nos processos estratégicos, administrativos e construtivos, entendendo as lógicas, performances e definições coletivas dessas mulheres e sua comunidade, sempre respeitando seu contexto cultural.
O CURSO
O curso tem como objetivo ampliar o repertório sobre a produção arquitetônica contemporânea levando em consideração as urgentes necessidades de novos olhares, fundamentalmente contra-hegemônicos. Temos como foco a atuação de arquitetas e arquitetos de países do Sul Global, seus repertórios e o debate sobre o que e como estão construindo nesses países. A ideia desses encontros é ter uma conversa um pouco mais direta sobre as questões colocadas por diversos territórios, sociedades e culturas, explorando com maiores detalhes o processo e as decisões tomadas em cada projeto, com documentações detalhadas que as utilizadas em publicações, abordando assim reflexões estruturais e temas urgentes. Serão feitas 8 conversas onde as arquitetas e os arquitetos convidados serão provocados a uma reflexão sobre sua própria produção, apresentando 2 projetos (um construído e outro não). Os dois professores do curso farão a mediação dessas conversas, tensionando as reflexões necessárias para que possamos discutir efetivamente questões comuns e singulares de cada contexto. Além disso, caberá também a escolha dessas práticas que corresponda com a proposta indicada para o curso, respeitando igualdade de gêneros, raças e contextos territoriais.
Marco Artigas é formado pela Escola da Cidade (2006), pós-graduado pela Universitat Politècnica de Catalunya (Barcelona-2009) e pela Escola da Cidade (2017). Trabalhou no escritório Piratininga Arquitetos Associados (2010-14) com projetos em colaboração com Paulo Mendes da Rocha, no escritório Josep Ferrando Architecture (Barcelona-2007-09) e participou de pesquisa no Centro de Tecnologia da Rede Sarah (Salvador/BA-2006), com João Filgueiras Lima (Lelé). Foi Professor Assistente da disciplina de Projeto na Escola da Cidade (2011-12). Organizou o centenário de Vilanova Artigas (2015). Atualmente ministra o curso livre Arquitetura Paulistana, é conselheiro do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB-SP) e trabalha no seu próprio escritório, Estúdio Artigas, desenvolvendo projetos de arquitetura e urbanismo.
Pedro Vada é arquiteto e urbanista pela Escola da Cidade (2008) e mestrando no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAU-USP onde analisa abordagens contemporâneas da complexidade urbana. É atualmente professor na sequência de Urbanismo da Escola da Cidade, e lecionou na Estácio de Sá, Faculdade das Américas e no programa de pós-graduação da Fundação Escola de Sociologia e Política (FESP). Foi editor de 3 projetos, durante 6 anos, no site ArchDaily e em suas plataformas, Diretor do Instituto de Arquitetos do Brasil – IAB-SP (gestão 2017-2019), parte da comissão organizadora da 12ª Bienal de Arquitetura de São Paulo, júri convidado de diversos concursos e prêmios. Atualmente desenvolve pesquisas e projetos urbanos para diversas entidades, destacando o Pavilhão do Brasil na Bienal de Veneza (2018), as Prefeituras de São Paulo, São Bernardo do Campo e São José dos Campos, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), Sabesp e Sesc.
Título
Arquiteturas do Sul Global - Comunal Taller (México)Tipo
PalestraWebsite
Organizadores
De
28 de Novembro de 2020 10:00 AMAté
28 de Novembro de 2020 12:00 PMOnde
YouTube - escola da cidade (online)Endereço