-
Arquitetos: Estúdio Lava
- Área: 120 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Julia Novoa
-
Fabricantes: Ailton Silva Santos, Andra Materiais Elétricos, Art Inox Ferro, AutoDesk, Big Redes, Brastemp, Concresteel, Esquema Vidros, Fogões shop, Hicafel, Itaratan Mármores Granitos, Jani King, Ladrilar, Loja Merc, Loja do Imã, Magazine Luiza, Poloar, Prazeres do Banho, Stilluz Iluminação, Technion Construção e Arquitetura Ltda., +1
Descrição enviada pela equipe de projeto. Ao nos depararmos com o desafio de reformar dois apartamentos duplex iguais, mas espelhados, para aluguel em um edifício residencial ainda em obras, buscamos ao mesmo tempo uniformizar alguns pontos do projeto afim de facilitar o processo de obra que aconteceria concomitantemente ao final da obra do edifício, mas também procuramos dar algum tipo de identidade à cada unidade. Nossa proposta foi desenvolver um projeto único para ambos os apartamentos, porém aplicando as cores definidas para o projeto de forma invertida no piso e nos volumes de marcenarias, se alternando estas entre o verde e o coral. Para a cozinha e banheiros, foram utilizamos bancadas brancas, mais neutras, ora em chapa de ferro, ora em granito branco, criando um diálogo com alguns materiais já existentes e entregues com os apartamentos.
Localizados no oitavo andar, os Apartamentos Gêmeos desfrutam de vista privilegiada para os bairros da Sumaré e de Perdizes, no seu entorno. O projeto foi pensado considerando as vistas de dentro dos ambientes para o verde e o mar de edifícios da cidade ao longe. Procurando integrar interior e exterior, as cores escolhidas para os ambientes valorizam essa conexão visual, e ao mesmo tempo diferenciam um apartamento do outro, gerando sensações diferentes dependendo da combinação e dando maior autenticidade a eles. Contando com dois quartos, um banheiro, uma sala bastante pequena e uma cozinha ainda menor, os apartamentos sugeriam a necessidade de ampliação de alguns desses espaços com a eliminação de algumas alvenarias. Na sala, como forma de aproveitar melhor a área reduzida, criamos uma mesa dobrável e articulada que pode ser recolhida quando não está sendo utilizada, liberando mais espaço no ambiente que conta ainda com a escada espiral de concreto de acesso ao mezanino. As paredes originais da sala foram retiradas, integrando o segundo quarto à ela, através de painéis de correr que permitem também a separação dos dois espaços quando necessário. Outras alvenarias foram retiradas, criando uma maior relação visual entre cozinha e sala de estar. Através de um único volume de armários separador que tem acesso tanto pelo quarto, quanto pelo corredor, servindo como rouparia, foi criada uma melhor articulação entre sala, quarto e corredor.
A partir da escada em espiral é possível acessar o mezanino, no andar superior. Uma sala com lavabo, de uso flexível e completamente separada do restante do apartamento, se abre para uma ampla varanda com vista para a igreja Nossa Senhora do Rosário de Fátima em um apartamento e para as Torre de Televisão vizinhas das antigas TVs Tupi e MTV no outro. Com a instalação de um piso em placas de concreto, algumas bancadas em concreto armado e um chuveirão para ducha em dias quentes, o espaço ganha novos usos e se abre a paisagem.