-
Arquitetos: Liminal Architecture
- Ano: 2018
-
Fotografias:Dianna Snape, Alastair Bett
-
Fabricantes: Australian Curved Glass, Britton Timbers, Clennetts, Colorbond, Eco Timber Group, GRAPHISOFT, Mackay Timber, Oxley Nets, Viridian, Whittle Waxes
Descrição enviada pela equipe de projeto. O escritório Liminal recebeu a encomenda para um projeto de nove pavilhões para expandir a oferta de acomodações do Freycinet Lodge na costa leste da Tasmânia, Austrália. Os Pavilhões Costeiros fornecem um ponto diferenciado para as 60 cabanas já estabelecidas como parte do empreendimento da década de 1990. Com suas montanhas de granito cor-de-rosa e costa deslumbrante, o Parque Nacional Freycinet é um dos mais antigos Parques Nacionais e locais mais visitados da Tasmânia.
A encomenda do projeto era proporcionar um estilo de acomodação de acordo com a beleza do lugar, criando uma experiência que respeite e emane o contexto onde se encontra. O projeto é inspirado nas formas fluidas das baías e formações rochosas de granito próximas, prestando homenagem à característica específica do Parque Nacional no qual estão inseridas. O calor da floresta da Tasmânia permeia os interiores. Cortes de madeira de carvalho local, o trabalho em madeira Blackwood nos interiores e o único compensado que é fabricado localmente enfatizam a experiência da Tasmânia.
O orçamento modesto foi um incentivo para o uso criativo de materiais utilitários e comuns. O compensado estrutural é usado para pisos e tetos, e as peças de carvalho são aplicadas de forma aleatória e em diferentes espessuras nas paredes, gerando interesse à medida que a luz muda. A forma como materiais ordinários e naturais são utilizados de forma inovadora cria uma atmosfera única que reflete o espírito do lugar. O revestimento externo e é feito de madeira carbonizada, proporcionando uma camada externa durável e à prova de brasas, garantindo ao mesmo tempo que os pavilhões sejam visualmente discretos.
Como parte da experiência, as balaustradas se destacam por sua forma. Identificando o desejo de maximizar os pontos de vista que um corrimão tradicional interromperia, esta engenhosa solução foi projetada para proporcionar uma nova oportunidade de relaxar e desfrutar de um ambiente extraordinário. O investimento da Liminal na comunidade e o desenho gerado a partir do contexto garantem que os Pavilhões Costeiros sejam imersivos, sustentáveis, proporcionem uma experiência específica do local e, ao mesmo tempo, reconheçam o privilégio de habitar uma bela parte do mundo.