-
Arquitetos: Tato Architects
- Área: 176 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:shinkenchiku_sha
Descrição enviada pela equipe de projeto. Projetado para uma família de quatro pessoas, a principal demanda deste projeto era que os residentes pudessem avistar uns aos outros, independentemente de onde eles estivessem na casa. O projeto, portanto, parte deste conceito e se adequa à topografia do terreno, localizado no topo de um morro em um bairro residencial onde não há expectativa de muitas mudanças num futuro próximo. Originalmente haviam duas construções no terreno, uma casa e um edifício de comércio, que serviram como diretrizes para a implantação da nova casa.
Os volumes com seus telhados inclinados foram implantados seguindo a configuração das duas construções pré-existentes, buscando preservar tanto uma árvore frutífera no jardim, quanto as memórias da cidade. Dentro da casa era imprescindível considerar as formas de interação entre os membros da família e também projetar cômodos que se adequassem às mudanças em seu estilo de vida com o passar dos anos. A partir do alinhamento dos pilares e de uma combinação de meios níveis que se abrem para o sudeste em direção ao céu, o projeto consegue criar campos de visão que contemplam a necessidade dessa presença interligada. Uma grande janela no segundo pavimento dá vista para a sala de estar, que é também uma área semi-interna, resultando em um espaço casual e relaxado que conecta os ambientes.
A composição entre as configurações exteriores, que respondem ao tecido urbano, e as vigas e colunas internas, que respondem à topografia, produz uma sensação de flutuação e de profundidade no espaço. A ressonância dos dois e de vários outros elementos resultam em uma polifonia. É uma casa onde a rotina se dá a partir da movimentação entre os cômodos, os quais estão espalhados entre pilares, vigas e pavimentos.