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Arquitetos: Orient Occident Atelier
- Área: 400 m²
- Ano: 2017
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Fotografias:Magic Kwan, Kenrick Wong
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta escola transforma sua própria edificação em uma ferramenta de aprendizado. Seu edifício é, não somente um espaço tradicional de aprendizado, mas também um lugar que possibilita o aprendizado proativo. As crianças podem explorar novos usos a partir da ação nos espaços.
O edifício apresenta uma versatilidade de usos a partir de seus elementos construtivos, como o "griddy", uma estrutura metálica central que funciona não somente como uma ferramenta de exploração do espaço pelas crianças, mas também como uma ferramenta de flexibilização de usos a partir da definição de prateleiras, armários, e até a reconfiguração das aberturas a depender das necessidades. Esta estrutura é formada por uma dupla camada de steel frame com fechamento de painéis de madeira.
O projeto se apoia em metodologias vernaculares e materiais locais como tijolos, madeira e aço, comuns na região. Elevar a construção do nível do solo previne problemas com enchentes e preserva o tradicional térreo livre cambojano. Também foram utilizadas técnicas construtivas locais, economizando no orçamento e valorizando o conhecimento local.
O projeto preserva o contexto da vila onde foi implantado, enquanto o desenvolvimento da escola desencadeia várias melhorias para a área rural.
Considerando que a arquitetura pode ter um impacto positivo na vida das pessoas, o projeto desta escola empodera os alunos e professores para continuarem pensando no espaço, nas suas técnicas de ensino e aprendizado e como o lugar pode complementar os interesses e sanar as demandas curriculares.
As salas de aula do térreo são cuidadosamente conectadas com construções e jardins adjacentes, atendendo assim a diferentes eventos, atividades de aprendizagem e tamanhos da turma. A relação entre o interior e o exterior pode ser definida pelo usuário. É um espaço onde os transeuntes podem acompanhar o que está acontecendo e participar das aulas. Com a conclusão da construção da escola, mais fontes de energia, alimentação, sistemas de filtragem de água e comércio foram instalados nas redondezas. O edifício não é somente um conjunto de salas de aulas, mas um centro cultural e social, que promove educação, saneamento, comércio, infraestrutura comunitária, espaços de encontro, e etc, melhorando assim a rotina das pessoas. Ao longo de 3 anos a escola atraiu uma série de voluntários que ajudaram a construir e também a lecionar na escola.