-
Arquitetos: ES Arquitetura
- Área: 405 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:SLAPHOTOSTUDIO
Descrição enviada pela equipe de projeto. Inserido na paisagem rural da cidade de Nova Veneza, em Santa Catarina, o Salão de festas Damiani, com capacidade para 120 pessoas sentadas, foi projetado para uma família que possui o costume de realizar seus encontros habituais mais afastados do meio urbano. O projeto consiste em um conceito minimalista com a criação de apenas duas lajes principais que se estendem até dentro do lago, proporcionando visão panorâmica em todos os ambientes do salão, de modo a valorizar as visuais para o lago e para toda a fazenda da família.
Para dar amplitude no espaço e possibilitar um visual panorâmico da fazenda, quase todo o perímetro do salão é fechado em vidro, proporcionando uma paisagem constante em todos os espaços, inclusive nas áreas de serviço como na cozinha, realizando conexão entre o ambiente interno e externo. A entrada principal é feita através de uma grande esquadria em vidro, ampliando a visão total do salão, sendo possível a contemplação da paisagem desde o acesso no salão. Além disto, as grandes esquadrias no perímetro do salão correm por um trilho permitindo a abertura total, tornando o espaço ainda maior e com visual ampliada, conectando a varanda e a área externa com o ambiente interno, criando um ambiente único.
Estrutura e paredes do salão foram feitas em concreto aparente diminuindo a necessidade de manutenção e custos da obra com revestimentos e pintura externa. Além disto, os pilares circulares em concreto se assemelham com os coqueiros existentes ao redor do salão, se mimetizando com a paisagem em que está inserida. Para o volume no acesso principal foram utilizadas pedras nativas da região que remetem à cultura das construções antigas da cidade de Nova Veneza. Todos os ambiente do salão de festas estão no mesmo nível, tornando-o acessível democraticamente, além do mais, todos os acessos são realizados através de rampas, tanto as áreas de serviço como as de convívio social.