-
Arquitetos: Research Studio Panin
- Área: 10764 ft²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Spaceshift Studio
-
Fabricantes: BPK brick, SCG, Steel Metal Co., Ltd., TOA
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada em meio a paisagem tranquila de Roi-Et, uma província da região sudeste da Tailândia, está em um contexto que por si só já oferece uma sensação de retiro, o que se torna o objetivo desta residência. Concebida como um conjunto de espaços habitáveis inter-relacionados, seus proprietários pretendem que o local vá muito além. Não apenas uma casa para dois, um médico e sua mãe, mas também espaços que antecipam a futura família estendida. Assim, a casa precisa responder às diversas exigências da família Thanapase que prevê três gerações vivendo nela.
Como a região sudeste é conhecida por seu clima extremamente seco e quente, a casa precisava, antes de tudo, lidar com essas condições climáticas. A primeira pergunta que o arquiteto precisava responder era como acomodar estas exigências, mantendo a sensação de privacidade e tranquilidade que o contexto oferece.
A decisão foi simples. Para contemplar as necessidades individuais e familiares, assim como se aproveitar do clima tropical, a casa se organiza como quatro ambientes vinculados por uma varanda aberta e camadas de elementos de proteção. Estes ambientes, embora unidos por sua organização linear, também são separados para deixar entrar luz e ar. Envolvidas por uma parede de tijolo "respirável" na frente e por uma fachada de malha de aço transparente na parte traseira, as vistas de dentro são sempre emolduradas para dar aos habitantes diferentes momentos de relação com a paisagem.
As camadas da fachada atuam como paredes protetoras, tornando a casa ao mesmo tempo fechada e livre. Com estes envoltórios respiráveis, as atividades domésticas são sempre enquadradas pela presença da paisagem circundante, que se torna um pano de fundo para a vida dentro da casa.
A casa está organizada em quatro principais ambientes interligados. Todos os espaços privados são vinculados por áreas familiares e coletivas. No entanto, alguns dos cômodos não são definidos por paredes, mas o perímetro desses quartos é difuso, permitindo o surgimento de usos espontâneos. Isso também ocorre entre os espaços interno e externo da casa. As aberturas são estratificadas de tal forma que a relação dos proprietários com a paisagem circundante pode ser ajustada ou escolhida, o que cria um jogo livre de luz e escuridão, o ar fresco, a brisa, assim como as vistas.
A casa foi projetada com uma sensação única de leveza, juntamente com as divisões sensíveis de seus elementos envoltórios que tornaram a casa acolhedora e ao mesmo tempo um santuário privado. Isto é alcançado através do uso de estruturas de aço que trabalham em conjunto com materiais contrastantes, como blocos de tijolos e elementos harmoniosos, como portas e janelas de malha de aço. Os blocos de tijolo e sua estrutura de aço na frente emprestam à casa sua simplicidade e que ressoa com o invólucro de malha de aço na parte de trás, transformando assim os materiais, de outro modo visualmente pesados, em algo leve e arejado.
Antecipando mudanças, a casa tem que ser flexível o suficiente para fornecer uma estrutura para transformação futura. Esse simples equilíbrio não é fácil de alcançar. Se o projeto tivesse sido tão particular, a casa permaneceria firmemente fixada recusando quaisquer ajustes funcionais. Se o projeto tivesse sido solto, cada espaço poderia resultar em algo não-identificado, sem particularidades que lhe conferissem o sentido do lugar.
É somente através de uma cuidadosa antecipação que o projeto alcança o equilíbrio de ser enquadrado e livre. Materiais e elementos são configurados e montados com a linguagem pertinente aos usos atuais, criando um ambiente com caráter contemporâneo. É uma casa concebida a partir de uma estreita conexão entre as demandas internas e o contexto externo, criando um todo unificado que pertence tanto ao proprietário quanto ao lugar onde está situada.