-
Arquitetos: Oficina Conceito Arquitetura
- Área: 250 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Marcelo Donadussi
-
Fabricantes: Ananda Metais, De Lazzari, Eliane
Descrição enviada pela equipe de projeto. A edificação localiza-se na zona do 4º distrito, em Porto Alegre/RS. Muito se debate sobre esta região da cidade, já que a partir da década de 1970 as indústrias que ali operavam migraram para outras cidades da Região Metropolitana e do estado e o interesse dos porto-alegrenses por viver no 4º Distrito foi diminuindo e a região começou a se degradar.
Objeto de requalificação arquitetônica, o prédio teve diversas melhorias implementadas para se adaptar ao novo uso já que durante algum tempo o andar superior da edificação era usado como moradia, porém estava abandonado há alguns anos e nesta nova proposta adaptamos a preexistência para que se tornasse a sede de uma empresa com salas de escritórios e ambientes compartilhados de trabalho.
O acesso se dá pelo térreo, através de uma escada que compartilha a fachada com outro imóvel de uso fabril independente do segundo pavimento. Chegando no pavimento onde a intervenção foi proposta, eliminamos as divisórias da antiga residência para dar lugar a uma grande sala central que funciona como uma ilha de trabalho compartilhado. A área molhada de banheiros e cozinha foi posicionada na periferia da planta baixa, adjecente a uma grande faixa de circulação e convívio que serve de apoio para os locais de trabalho ali existentes. Junto da fachada principal da edificação foram posicionadas as salas de trabalho privativas, e a sala de reuniões compartilha o pátio de iluminação com a circulação.
O objetivo da intervenção era manter ao máximo as paredes existentes, modernizar o layout e valorizar as características do imóvel. Demolimos o essencial para possibilitar o novo uso, reorganizamos os vãos e espaçamento das janelas da fachada principal, retiramos o reboco de algumas paredes existentes e reconstruímos as paredes necessárias de bloco de concreto estrutural para servir de apoio para a nova cobertura, ponto de destaque da intervenção.
A antiga residência tinha a sua cobertura composta por um forro de estuque e um telhado de telhas cerâmicas muito deteriorados. Quando percebemos que seria inviável manter tal vedação, decidimos promover a grande melhoria: uma estrutura metálica composta por diversos sheds foi projetada para receber telhas metálicas trapezoidais tipo sanduíche (Aluzinc + EPS + Aluzinc) e possibilitar a ventilação e iluminação indireta dos ambientes. O contraste da modernidade da telha metálica preta com os tijolos e venezianas antigas preservadas dão o tom para este novo espaço de trabalho.