-
Arquitetos: YSLA architects
- Ano: 2020
-
Fotografias:Munetaka Onodera
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Lighthouse é um prédio de nove andares que foi projetado como um hotel no bairro de Shinjuku, Tóquio, e foi entregue como um edifício residencial devido ao impacto do COVID-19 no turismo da cidade.
O prédio está localizado em um cruzamento ao longo da rua Waseda. A fachada foi concebida como chapa de concreto suspensa, que diminui as fronteiras entre o interior e o exterior, o público e o privado e se abre para o cruzamento da rua através de dois cortes redondos que convidam pessoas de todas as direções. O edifício foi pensado como um farol para os viajantes. O térreo, reconvertido em espaço de convivência para os residentes, é a expressão do "novo normal".
O edifício foi concebido como uma série de níveis abertos com uma planta desenvolvida em torno do "doma". Esse elemento é, nas construções tradicionais japonesas, uma área associada ao uso diário e aos pontos de entrada, assim como o centro da socialização. Nesse espaço os convidados podem entrar com sapatos sendo o local de encontro. O domo é cercado por uma área de piso elevado que se torna uma plataforma flexível para atividades silenciosas e de uso noturno. Nesse espaço, que é usado sem calçados, os futons são colocados à noite dependendo do número de convidados. O limite entre o domo e o piso elevado pode ser fechado usando divisórias leves, persianas de madeira ou até cortinas.
A flexibilidade do espaço aliada a uma planta que valoriza as diretrizes da Covid-19 para ventilação, possibilitaram uma transformação de sucesso em apartamentos. Embora o edifício tenha sido pensado como hotel, previmos a importância dos espaços interiores exteriores e desenhamos a planta com duas varandas por piso. No novo layout dos apartamentos as varandas são utilizadas para lazer e espaços de estar. Esses espaços se tornam ainda mais valiosos no meio da pandemia de Covid.
YSLA projetou o Miwa como um móvel modular e flexível que pode ser montado e usado de diferentes maneiras e que lembra o espírito do farol em sua forma.