Descrição enviada pela equipe de projeto. Chegar a Delft é uma experiência inesquecível. Desde o início, a ideia de Mecanoo era projetar uma estação que deixasse claro para os visitantes que eles chegaram a Delft. A estação, em combinação com a nova prefeitura, fica no alto de um novo túnel ferroviário construído no lugar do antigo viaduto de concreto que dividia a cidade em duas desde 1965. Subindo pelas escadas rolantes, o impressionante teto com o mapa histórico de Delft se desdobra. Quando você olha para fora, vê a cidade e a antiga estação como uma versão contemporânea da pintura "Vista de Delft" de Johannes Vermeer.
Entrelaçando passado e futuro
A cidade de Delft reflete seu passado: a infinidade de edifícios históricos e canais; a cidade de ‘Prinsenstad’, intimamente ligada à Família Real Holandesa; e, claro, as mundialmente famosas fábricas de cerâmica Delftware. Por outro lado, a Delft University of Technology está na vanguarda da inovação técnica. O personagem de Delft, sintetizado nesta combinação de passado e futuro, foi o ponto de partida para o projeto.
Delft Blue
Um teto abobadado exibe um enorme mapa histórico de 1877 de Delft e seus arredores, conectando a estação com a prefeitura. No hall da estação, as paredes e colunas são adornadas com uma reinterpretação contemporânea dos azulejos Delft Blue. Você pode caminhar diretamente da estação para a prefeitura. A pele de vidro do edifício foi projetada para refletir os céus holandeses. Os painéis de vidro fundido com esferas semelhantes a lentes fazem referência a um desenho vernacular das janelas que pode ser visto por toda a cidade histórica. A combinação e o ritmo de painéis abertos de vidro de alto desempenho e painéis de vidro fundido fechados permitem um alto grau de eficiência energética.
Contextualmente compacto
Ao longo do processo de projeto, o volume do edifício foi reduzido e reformado para criar uma forma compacta e altamente eficiente. As linhas rebaixadas nos cantos da cobertura fornecem uma transição gradual em direção ao desenvolvimento em pequena escala existente do centro da cidade de Delft e do bairro adjacente Wester. O edifício conecta o centro histórico da cidade no lado leste do túnel ferroviário com os bairros residenciais localizados a oeste, realinhando o centro de Delft. Incisões no volume de vidro do prédio da prefeitura formam um padrão de vielas e pátios, que são inspirados na intrincada estrutura de Delft.
Sustentabilidade
A fachada responde às diferentes orientações do sol, que determinaram a quantidade de vidro incorporado, mitigando as necessidades de luz do dia e reduzindo o ganho de calor nos meses de verão. O vidro tem um alto fator de absorção de luz, mas baixa absorção solar, e todas as janelas podem ser abertas manualmente para conforto do usuário e ventilação natural. Os painéis solares na cobertura fornecem 20% da energia para a mecânica do edifício e iluminação de presença. A pontuação GreenCalc + é avaliada em 270.