-
Arquitetos: Chiangmai Life Construction
- Área: 782 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Alberto Cosi, Markus Roselieb
-
Fabricantes: Borax, PSC Commercial, Yang Ma Sports Tech
Descrição enviada pela equipe de projeto. A arena esportiva em bambu projetada pela Chiangmai Life Architect para a Escola Internacional Panyaden combina um design orgânico moderno, a engenharia do século XXI e um material natural - o bambu.
O projeto foi baseado na flor de lótus, já que a Escola Internacional Panyaden está localizada na Tailândia. A metodologia da escola aplica ensinamentos budistas para infundir valores em seu currículo acadêmico e ensinar os mecanismos básicos da mente humana.
O objetivo do projeto era construir uma arena, que deveria ser grande o suficiente para acomodar 300 alunos, e que ainda se integrasse perfeitamente aos edifícios existentes de barro e bambu da escola, bem como à paisagem montanhosa. O local deveria fornecer instalações esportivas modernas e utilizar apenas o bambu, de forma a manter as emissões de carbono reduzidas e promover a missão “Escola Verde” de Panyaden.
O pavilhão ocupa uma área de 782m² e abriga quadras de futsal, basquete, vôlei e badminton, além de um palco que pode ser levantado automaticamente. O cenário do palco é a parede frontal de um depósito para equipamentos esportivos e de teatro. Em ambas as extensas laterais, varandas fornecem espaço para os pais e outros visitantes observarem eventos esportivos ou shows.
O design e a materialidade permitem um clima fresco e agradável durante todo o ano através da ventilação e isolamento naturais. Ao mesmo tempo, a estrutura exposta de bambu é um presente para os usuários e uma exibição de artesanato magistral.
O salão foi projetado com a ajuda de 2 engenheiros independentes, de acordo com os padrões modernos de segurança de cargas, forças de cisalhamento, etc, de forma a suportar os ventos locais de alta velocidade, terremotos e demais forças naturais.
O projeto estrutural inovador é baseado em treliças de bambu pré-fabricadas recentemente desenvolvidas com um vão de mais de 17 metros sem reforços de aço ou conexões. Essas treliças foram pré-fabricadas no local e organizadas na estrutura com a ajuda de um guindaste.
A pegada de carbono do Panyaden’s Sports Hall é zero. O bambu utilizado absorveu o carbono em uma extensão muito maior do que o carbono emitido durante o tratamento, transporte e construção.
O bambu foi selecionado de acordo com sua idade e tratado com sal de bórax. Nenhum produto químico tóxico foi envolvido no processo de tratamento. A expectativa de vida útil do salão é de pelo menos 50 anos.