-
Arquitetos: mundoehoje
- Área: 53 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Texture on texture
-
Fabricantes: Artemide, AutoDesk, FILOBE, Hoppe, STO Korea
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta casa está localizada no coração de Seul, Coreia do Sul, e foi projetada para ser uma segunda casa urbana. Originalmente, o cliente pretendia apenas transformar o uso desta antiga casa de madeira térrea, sem fazer uma grande mudança na estrutura.
No entanto, decidiu construir uma nova casa, devido às questões fundamentais que a antiga residência poderia apresentar, como problemas estruturais. O cliente solicitou esta pequena casa, com a área de 35m² de terreno (53m² de área bruta de construção) dividida em duas partes - espaço privado para estudo e espaço público onde abriga os hóspedes.
Tivemos que buscar uma nova perspectiva e abordagem em fatores arquitetônicos como planta, estrutura, circulação, materiais de acabamento, e o programa para esta casa em microescala onde o térreo tem apenas cerca de 21m². O resultado final é feito em concreto armado, sistema de isolamento externo, cano de esgoto embutido na estrutura, e térreo ajustado abaixo do nível da rua. Também tivemos que considerar a forma de manutenção da residência, uma vez que foi projetada como uma segunda casa. Por outro lado, poderíamos ter algum espaço para flexibilidade e tentar algo diferente da residência principal.
O térreo foi concebido como um espaço público que possui uma cozinha e uma sala de jantar. Uma das suas principais características é permitir o acesso de pessoas, oferecendo a possibilidade deste local residencial se tornar uma plataforma comunitária para o bairro. Consequentemente, o primeiro andar não pode ser definido como um espaço estritamente privado e também não pode ser um espaço totalmente público, mas pode ser uma área comum que liga esta casa ao bairro e a cidade.
O primeiro andar - escritório, segundo nível- sala de estar e sótão - ambiente onde as pessoas tiram os sapatos, foram dispostos verticalmente para realçar o aspecto de espaço privado. Posicionamos as janelas, os vazios entre os andares e o terraço considerando a localização dos vizinhos para minimizar a sensação de fechamento que a pequena casa pode ter.
Esta casa foi originalmente planejada e desenhada como um lar secundário, mas ainda tem muito potencial para alterar o seu uso dependendo do estilo de vida de quem aí vive. E quando o cliente estiver em uma longa viagem ou decidir não usar mais esta casa como tal, o térreo pode ser usado como restaurante privativo ou cozinha compartilhada e o resto pode ser alugado pelo Airbnb.