-
Arquitetos: Murray Legge Architecture
- Área: 500 ft²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Leonid Furmansky
-
Fabricantes: GRAPHISOFT, Tang Sunshades
Descrição enviada pela equipe de projeto. Como solução para os desafios enfrentados graças à pandemia de Covid-19, a Escola ImersivaChinesa Little Tiger decidiu transferir grande parte de suas aulas para o ar livre. O diretor da escola nos encarregou de projetar uma sala de aula ao ar livre que pudesse ser construída de forma rápida e barata antes do início do novo ano letivo, sendo sua principal preocupação proteger as crianças do intenso sol do Texas. A estrutura temporária custou menos de US$ 3.000 e levou aproximadamente uma semana para ser construída. É composta principalmente de madeira, com estacas ancoradas no solo com roscas que podem ser facilmente removidas quando a estrutura é desmontada, não deixando nenhum vestígio de que estave ali.
Optamos por utilizar armações de haste por diversas razões, principalmente porque trata-se de uma solução rápida, flexível e acessível. As paredes da estrutura em A são muito estáveis e incluem bancos embutidos para que as crianças possam sentar-se. Adoramos a expressão estrutural intrincada e granular da construção de estacas, por isso procuramos oportunidades para explorar usos inovadores deste sistema de construção comum. Aqui a figura e a força do desenho emanam da repetição dos elementos.
A estrutura se expressa com maior intensidade através do uso de elementos diagonais que sustentam as paredes lateralmente, ao mesmo tempo que dão à estrutura uma qualidade gráfica lúdica. As aulas são realizadas pela manhã até o meio-dia para aproveitar as temperaturas mais frias. Como o sol está baixo pela manhã, a parede voltada para o leste fornece tanta sombra quanto o telhado.
A parede da estrutura em A no lado leste atua como uma armadura para o plano de sombra vertical. Entre as paredes da estrutura, estende-se uma cobertura de tecido retrátil. O material é um tecido refletor solar que reduz o calor radiante do sol. A sala de aula é muito popular entre as crianças que a utilizam como uma estrutura lúdica quando não está acolhendo as aulas. Aqui, escalar as paredes está liberado.