-
Arquitetos: Weber Arquitectos
- Área: 900 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias :Sergio López
-
Fabricantes: Aznusi Cucine, Chimeneas Esqueda, Duravit, Inter-Office, Interceramic, MOEN, Studio DavidPompa
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado dentro de um bosque, há 20 minutos do lago do Vale Bravo, no Estado do México, o projeto é composto por cinco volumes que se distribuem em uma área de 5 mil metros quadrados, com o objetivo de alojar um extenso programa arquitetônico com o menor impacto na vegetação natural do terreno. Dessa forma, ao invés de se projetar um volume único que remeteria ao desmate de várias árvores, os volumes soltos se implantam entre as árvores, integrando forma e vegetação.
O projeto consiste em um volume formando uma cabana de uso social, quatro volumes formando cabanas de hóspedes e um último que é a cabana que abriga o dormitório do proprietário. Implantados com uma orientação que permite aproveitar a luz natural ao máximo, as cabanas evocam vistas incríveis ao bosque e contam também com seu próprio terraço, banheiros privativos e um pátio interior com jardim. Volumetricamente as cabanas de hóspedes são diferenciadas da casa pelo seu gabarito, apresentando uma altura menor e também pelo acabamento de madeira tratada que filtra a luz e proporciona privacidade.
Os materiais predominantes são as pedras vulcânicas, que revestem os muros, e que contrastam com o piso e vigas de madeira local, que formam a estrutura. O projeto de interiores para este refúgio de veraneio se somou à arquitetura com o objetivo de criar uma atmosfera calma, com linhas claras e detalhes modernos.
O mobiliário e todos os elementos decorativos foram escolhidos e desenhados pelos arquitetos, considerando o ambiente arborizado, que dá um aspecto natural ao projeto, através da madeira de carvalho branco, escolhida para harmonizar com os demais acabamentos. A paleta de cores é sóbria e contundente: cinza em fachadas e interiores, aparecendo tanto nas louças como nas luminárias.