-
Arquitetos: Arup Associates
- Área: 15000 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Jacaranda Photography , Nick Birmingham
-
Fabricantes: Tensile
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Arup Associates, trabalhando em colaboração com os engenheiros da Arup na Austrália, está celebrando a conclusão de uma elegante ponte para pedestres e ciclistas que atravessa a enseada do Rio Swan no centro de Perth, Austrália. A ponte é efetivamente uma porta de entrada para o distrito comercial central e sua forma curvilínea conecta visualmente o rio à cidade.
A ponte foi oficialmente inaugurada com uma iluminação de tirar o fôlego e uma exibição aquática mostrando a entrada do local como o coração do empreendimento. Uma característica arquitetônica marcante, a ponte estaiada de 22 metros de altura oferece vistas impressionantes de 360 graus do Rio Swan e do centro de Perth.
A ponte é central para o plano ousado do governo da Austrália para revitalizar o centro de Perth, Elizabeth Quay apresenta uma enseada impressionante de 27.000m² e calçadão de 15.000m², rodeada por uma mistura vibrante de escritórios, apartamentos, hotéis, lojas, bares e restaurantes. O projeto retorna o foco da cidade para o Rio Swan e fornece um destino marítimo de nível mundial para Perth.
A ponte para pedestres e ciclistas de 110 metros de comprimento permite o movimento contínuo ao redor do cais. Ele conecta a Ilha com a calçada oeste e Williams Landing, e também conecta a Ilha ao popular circuito recreativo de "pontes" ao redor do Rio Swan. Os visitantes da região agora podem correr ou andar de bicicleta pela ponte enquanto vagueiam pelos calçadões e exploram as muitas atrações oferecidas.
“É muito gratificante ver nosso projeto ganhar vida. Estamos extremamente orgulhosos de ter participado da entrega da ponte e de ser parte da transformação da orla do Rio Swan em Perth. É um projeto icônico que mudará para sempre a maneira como as pessoas desfrutam de uma das cidades mais vibrantes e diversificadas do país.”
– Alistair Avern-Taplin, Líder do escritório de Perth, Arup
A Arup foi contratada pela empreiteira Leighton Broad para projetar a ponte e trabalhou em estreita colaboração com a Metropolitan Redevelopment Authority para fornecer serviços multidisciplinares desde o projeto detalhado até a conclusão da construção.
Dada a localização única, mas restrita, da ponte e a considerável mudança de nível necessária da altura livre para os navios, a equipe de arquitetos e engenheiros da Arup sabia que o projeto da ponte precisava ser mais longo e mais complexo do que uma simples "ponte em linha reta".
Em resposta, os arquitetos, usando ferramentas de projeto paramétrico, começaram a brincar com curvas complexas, alongando assim o caminho, enquanto os engenheiros desenvolveram um diagrama estrutural para espelhar essa proposta. Isso resultou no início de um projeto que ecoou o que a ponte precisava fornecer em termos de funcionalidade, enquanto incorporava curvas de design esteticamente atraentes, um caminho de fácil acesso e uma estrutura sólida.
O conceito do projeto foi impulsionado pelo desejo de ter uma forma simples, mas icônica, que respeitasse o plano diretor existente do cais, garantindo que a estrutura aproveitasse ao máximo sua localização espetacularmente única.
“A forma escultórica e única para a ponte estaiada apresentou um desafio de projeto interessante para o qual os engenheiros da Arup gostaram de criar soluções.”
– Alistair Avern-Taplin, Líder do escritório de Perth, Arup
Os arquitetos e engenheiros trabalharam juntos desde o início do projeto usando software de análise para criar eficiências na geometria dos arcos em relação à geometria do deck da ponte. Isso garantiu que as inclinações marcantes dos arcos fossem otimizadas em sua seção transversal com o suporte estrutural crítico que fornecem.
Nick Birmingham, arquiteto do projeto, Arup Associates, Londres, disse: “O deck feito de madeira local Jarrah ressoa fortemente com o contexto marítimo da Austrália Ocidental. Em contraste, as formas de aço paramétricas complexas, detalhes refinados de aço inoxidável e soluções de iluminação dinâmica impulsionam o projeto para o contexto contemporâneo."
A Arup está muito orgulhosa do que foi alcançado no projeto da ponte para pedestres e ciclistas Elizabeth Quay, e temos o prazer de apresentar ao público da Austrália Ocidental essa impressionante obra concluída.