-
Arquitetos: Bertina Minel Architecture
- Área: 235 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Agathe Tissier
-
Fabricantes: Cosentino, 41zero42, Artemide, Au fil des couleurs, Bomma, Borastpeper, Laufen, Little Cabari, Northern Lighting, Ondyna, Plum kitchen, Ressources peintures, The cool republic, Winkelmans, Zangra
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado no coração de Paris, este apartamento de 235m2 distribuído por três andares não tinha sofrido nenhuma transformação em décadas. A pedido dos novos proprietários, fomos incumbidos de repensar e reestruturar todo o triplex. A nossa primeira preocupação foi rever completamente a distribuição de espaços e das suas organizações de forma a adaptá-los às necessidades dos novos proprietários. No início, todas as divisórias existentes foram demolidas: O objetivo era então preservar e aumentar a luz que penetrava após a demolição.
Graças a uma nova distribuição dos quartos, o apartamento, duplamente orientado, está agora banhado em luz natural ao longo do dia e em todos os quartos. Além disso, a obra tem ajudado a recriar uma ligação entre o térreo e o primeiro andar graças à abertura do pé-direito duplo da sala de estar. A nova distribuição de espaços tem proporcionado fluidez nos espaços, permitindo uma melhor distribuição de diferentes espaços de acolhimento, espaços de lazer e espaços intimistas.
No térreo encontram-se as salas de estar e recepção: a sala de jantar, cozinha e a sala de estar. No primeiro andar, os quartos das crianças são conectados por uma sala de jogos comum com vista para a dupla altura da sala de estar, bem como um sanitário privado. E separado por alguns degraus está o quarto principal com seu grande volume e um "mini" sanitário projetado como um casulo. E, finalmente, o piso superior sob a inclinação sob os telhados é pensado como uma área de relaxamento hospedando um escritório e uma sala de ginástica, bem como um terceiro sanitário. Nas escolhas decorativas, um trabalho meticuloso tem sido focado na escolha de materiais e gama cromática.
Carvalho claro e azul formam a identidade do apartamento enquanto lhe conferem o seu caráter. A ligação entre os diferentes espaços é criada pelos arranjos personalizados de carvalho e o azul que se encontra na cozinha, na biblioteca da sala e na entrada. Nos pisos, cada quarto tem a sua própria identidade mas permanece em harmonia com o todo com escolhas cromáticas e decorativas cuidadosas e um piso de carvalho claro que cria a ligação em todo o apartamento. No 2º andar, é o tijolo descoberto e recuperado que dá todo o seu caráter aos quartos destinados ao lazer.
Ao longo do projeto, tem sido dada especial atenção à adoção de uma abordagem responsável: da organização espacial à decoração de interiores, passando pela escolha de materiais. Movemo-nos para reter o maior número possível de elementos antigos, como o tijolo do 2º andar ou o piso térreo, os radiadores de ferro fundido, e a chaminé que poderia ser recuperada para combinar o passado e o presente. Estes elementos, para além da abordagem ecológica da "reciclagem" permitem manter a identidade da habitação, transformando-a numa habitação quente e contemporânea.