-
Arquitetos: Benthem Crouwel Architects
- Área: 15 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Jannes Linders
-
Fabricantes: Hunter Douglas, AKS, Brakel Atmos, Glasdesign, Hunter Douglas Architectural (Europe), Verosol, Verwol, WVH Gevelprojecten
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Benthem Crouwel Architects transformou um antigo edifício de escritórios vazio e abandonado na região sul de Amsterdã em um novo espaço de trabalho, inspirador e sustentável para os funcionários da Goede Doelen Loterijen. Como reconhecimento, o projeto recebeu a certificação de excelência do selo de sustentabilidade BREEAM, o único projeto de reforma a receber tal certificação na Holanda.
Os 600 funcionários das Loterias Holandesas encontravam-se espalhados por toda a cidade de Amsterdã, de forma que uma nova sede comum viria a solucionar uma série de problemas logísticos. Nosso cliente, de antemão, solicitou que a nova casa das Loterias fosse um edifício altamente sustentável, um valor considerado fundamental em todas as áreas de atuação da empresa. Desta forma, as principais ambições sociais e o idealismo das Loterias Holandesas agora encontra ressonância na própria arquitetura de seu edifício sede—uma estrutura acessível, transparente e aberta para um dos mais vibrantes bairros comerciais de Amsterdã. Além dos escritórios, a estrutura abriga um restaurante público, um auditório e um estúdio de tv.
Os funcionários das Loterias participaram ativamente de todas as etapas do projeto. Eles foram convidados a compartilhar as suas ideias e, através de um processo integrado, foram dando forma a um edifício que se encaixa como uma luva em suas mãos, proporcionando a atmosfera perfeita para o ambiente de trabalho de toda a equipe.
Era o desejo de muitos funcionários trazer o verde das áreas onde trabalhavam para o novo escritório. Para atender a essa demanda, decidimos criar uma cobertura jardim acessível.
Pilares ramificados em forma de árvores—três grandes e três menores—transmitem as cargas da cobertura para o solo. Abaixo desta, as 6.800 folhas de alumínio polido do forro da cobertura dão vida ao hall de acesso ao edifício, criando um belíssimo jogo de luz e reflexos nas paredes e no chão, algo que nos faz lembrar da luz que penetra na floresta através das copas das árvores. As cores, a intensidade da luz e a atmosfera deste lugar se transformam a medida que nos deslocamos pelo espaço. A nova e exuberante cobertura em balanço se transforma então em um novo ponto de referência para o bairro, seja vista do topo dos arranha-céus do entorno ou pelos pedestres no nível da rua.
Ao escolher renovar e ampliar uma estrutura existente em vez de construir um novo edifício, apropriando ainda de inúmeras estratégias de sustentabilidade e novas tecnologias, a nova sede das Loterias Holandesas não é apenas um edifício equilibrado em consumo de energia, mas uma estrutura positiva em energia. Sobre a sua monumental cobertura, 949 painéis solares foram instalados para proporcionar toda a energia necessária na operação do edifício. Estes painéis contam ainda com um sistema de coleta água da chuva, a qual é posteriormente utilizada para irrigar os jardins do telhado e para abastecer os sistemas de descarga dos banheiros. Os materiais removidos do antigo edifício foram reutilizados de uma forma ou outra, e todos os novos materiais incorporados à obra foram testados quanto à sustentabilidade e poderão ser 100% reciclados e reaproveitados no futuro. Todas essas medidas foram devidamente recompensadas: o edifício recebeu a certificação Excelente do selo de sustentabilidade BREEAM, fazendo deste o único projeto de reforma a receber tal certificação na Holanda. A pontuação final foi de 92,61%, sendo 85% a pontuação mínima para receber esta certificação.