-
Arquitetos: SABO project
- Área: 124 m²
- Ano: 2014
Descrição enviada pela equipe de projeto. Os arquitetos do SABO projetaram uma reforma recém concluída em um loft no Brooklyn, localizado em uma antiga fábrica datada de 1913. Depois de passar por alterações em 1980 para transformar o edifício fabril em um edifício residencial, todas as colunas de concreto e as lajes foram escondidas. No Doehler, a remoção da maior parte das paredes divisórias, e o rebaixo do teto são estratégias que revelam a autenticidade do edifício, bem como expandem dramaticamente o espaço interno.
Por debaixo do teto, um novo pé direito é estabelecido, definindo a altura das novas divisórias, que podem ser em forma de mobiliário, como o closet ou também como fechamentos de vidro, além da implantação de um novo mezanino. A combinação vertical de opacidades e transparências é uma forma de lidar com a questão da privacidade, sem deixar de trazer luz natural para os espaços internos. As novas conexões entre os cômodos estabelecem uma continuidade que parece expandir cada espaço ao seu limite.
A organização é maximizada em toda a cozinha e banheiro com a utilização de painéis sem puxadores brancos mate que contrastam com a materialidade do concreto. Além disso, uma estante de madeira se estende da cozinha aos quartos, integrado às escadas, funcionando como espaço de exposição, iluminação e até um pequeno escritório.
O banheiro foi desenhado partindo de um azulejo cerâmico em forma de diamante, cuja combinação determina todas as dimensões do apartamento. Os acabamentos contam com não mais do que 3 cores e 9 tons que são combinados em padrões geométricos e em gradientes que envolvem o espaço.