-
Arquitetos: Contacto Atlântico
- Área: 338 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Gonçalo Henriques
Descrição enviada pela equipe de projeto. Numa localização privilegiada, entre os dois melhores parques da Lapa, um dos bairros mais emblemáticos de Lisboa, Jardim da Estrela e Tapada das Necessidades, realiza-se este projeto. O principal objetivo da reabilitação deste edifício, de 1917, era valorizar as qualidades do edifício original, dando um ar fresco e moderno às partes que foram mais danificadas com o tempo. A casa desenvolve-se em 3 pisos que se comportam como amplos e modernos espaços abertos.
Mantêm-se as originais muralhas pombalinas, tão características de Lisboa após o aperto de terra e o incêndio da capital em 1755, preservando a história da cidade. No entanto, eles são reinterpretados e adaptados ao século atual. Para isso, retira-se as partes não nobres como gesso ou concreto, para manter o esqueleto de madeira original que vai agora, em sua nova vida, servir de elemento para separar espaços. Para enfatizar os espaços abertos, os guarda-roupas funcionariam como paredes, com portas escondidas que às vezes trazem para inesperados quartos.
Os quartos, vão atender ao gosto eclético da proprietária, combinando uma arquitetura moderna branca e minimalista com toques de móveis rococó como uma cama de madeira do século XV localizada no quarto principal. Definitivamente, a simplificação das linhas e a substituição de alguns materiais antiquados por novos de grande qualidade, criam um edifício único que, sem perder a alma tradicional portuguesa, cheira com um toque de frescura a arquitectura ibérica.