-
Arquitetos: Pitá Arquitetura
- Área: 450 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Renato Navarro
-
Fabricantes: Hunter Douglas, Herman Miller, Abatex, Artalum, Atec, Atlas Concorde, AutoDesk, Bertolucci, Branco Papel de Parede, ByKamy, Deca, Dimlux, Donatelli, Edson Nunes, Eliane Revestimentos, Empório das Cadeiras, Estúdio Bola, F.Way, Formabruta, GRAPHISOFT, +19
Descrição enviada pela equipe de projeto. Mudanças nem sempre são facilmente aceitas; elas podem ser confusas, e quando você se muda de um escritório que foi o lar de seus funcionários por mais de 10 anos para um local completamente diferente, ela tende a ser vista como algo estranho. Isso foi exatamente o que ocorreu durante nosso processo de projeto de nossa nova casa. Nosso novo escritório localiza-se no incrível Edifício Italia, projetado por Franz Heep, no centro de São Paulo, um lugar onde várias culturas e grupos urbanos encontram-se diariamente para trabalhar, estudar, passear, visitar amigos e até mesmo frequentar os vibrantes bares que iluminam a agitada vida noturna.
Quando começamos a projetar, sabíamos que a identidade do prédio e do bairro tinha que ser preservada e refletida em nosso espaço de trabalho, porém, ao mesmo tempo, o espaço deveria refletir quem somos: vibrante, extravagante e com um toque de “brasilidade ”, uma mistura de culturas, cores e texturas, do nosso país e do mundo. Ao entrar em nosso espaço de trabalho, temos a sensação imediata que estamos em um “espaço Pitá”. Diferente dos escritórios normais, logo à entrada, não temos recepção ou balcão de atendimento, a entrada do escritório se faz por dentro da sala de amostras, onde as paredes, teto, carpete e mobiliário são azul, onde após dão visão ao resto do escritório. A zona central é composta pelo lounge e ao lado espaços de trabalho. O lounge fica entre quatro grandes colunas de concreto, onde é cercado pelas mesas de trabalho e pela "biblioteca" central, na qual os livros ficam em cima de uma viga de metal, com armários coloridos abaixo para que os arquitetos possam guardar seus pertences perto de suas mesas de trabalho. Na extremidade do pavimento, há um bar para happy hours, refeições, reuniões informais ou apenas relaxar e conversar.
O ambiente exala o que chamamos de “brasilidade”, com várias plantas, móveis coloridos e detalhes vibrantes. As paredes do bar são revestidas com azulejos na cor verde, que em alguns momentos são substituídos por pequenos espelhos, que refletem a cidade para dentro do ambiente. O espaço foi criado para guiar quem o ocupa através de diferentes sentimentos e aparências. Enquanto o open space é limpo, porém, com toques de cor nos móveis; as salas de reunião são o oposto: cores vibrantes, com ampla variedade de acabamentos, texturas e cores, usando carpetes, móveis coloridos e papéis de parede extravagantes. Com todos estes esforços o nosso objetivo foi alcançado: o espaço possui nossa identidade, e reflete quem somos na Pitá. Bem-vindo a nossa nova casa.