-
Arquitetos: MIA Design Studio
- Área: 538 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Hiroyuki Oki
-
Fabricantes: Bravat, Dulux, HTC, Hafele, Toto, Unios
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta é a residência que projetamos para uma cliente que almejava não apenas um espaço confortável, mas também conveniente, situada na área central de uma cidade agitada. Como em nossos projetos anteriores, sempre fizemos nosso melhor para criar mais espaços em nossas etapas de projeto em contraste com menos espaços reais de moradia humana devido à expansão da ideia de "edifício cidade".
Durante a discussão com a proprietária, a primeira questão confrontada foi a da redução do programa às suas necessidades, sem espaços a mais ou a menos. A partir disso pudemos criar um jardim maior ao invés de pequenas áreas verdes pontuais na entrada.
A ideia principal foi criar um espaço de estar que paira sobre o mini-jardim, criando a sensação de caminhar sobre pontes. Todas as atividades primárias da casa estarão conectadas por um vazio entre as plantas, a água e a luz natural.
Outra característica significativa, o terreno é adjacente aos edifícios históricos de Sai Gon como a Igreja Tân Định, e o Mercado Tân Định. Além disso, a casa está localizada no meio do distrito 3 que é considerado a área mais adensada da cidade. No início da manhã ou da tarde, você pode ouvir claramente o sino da Igreja, ou simplesmente sair de casa e com alguns passos você pode estar diretamente em contato com o ambiente de "beco" do Sai Gon, que pode ser visto como um símbolo da cultura urbana.
A equipe de projeto criou uma trama fina de aço que separa os espaços privados e captura os mais singulares. Num futuro próximo, as espécies vão espalhar suas plantas por todo o sistema de rede de aço e criar um filtro verde fresco para a casa, ao invés do concreto frio e do aço. Maximizamos o uso do sistema de persianas para diluir os limites entre o exterior e o interior, e também calculamos a espessura da estrutura para que a proprietária pudesse ter o máximo de espaço possível, mas ainda sim mantendo uma escala ajustada.
A volumetria da casa pode ser vista como uma simples caixa se a olharmos de fora, mas em seu interior, ela contém diversas camadas de espaços, bem como certa alternância entre o claro e o escuro entrelaçados a materialidade do concreto e das pedras. Por último, mas não menos importante, o projeto traz conforto à proprietária, que pode desfrutar de um "jardim" com todo o sabor de Sai Gon em sua própria casa.