-
Arquitetos: Arquitetura Nacional
- Área: 173 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Roberta Gewehr
-
Fabricantes: Hunter Douglas, Casiere, Co.Work, Day Brasil, MANJABOSCO, Wall In
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada em Porto Alegre, a loja criada pela Arquitetura Nacional é a primeira loja conceito da empresa Agibank. O novo espaço, que fica localizado junto à matriz, em Porto Alegre, também servirá como laboratório para testes de novas tecnologias, produtos e serviços a serem implantados em toda a rede de atendimento da instituição. A marca passou por um processo forte de rebranding e a loja procurou refletir esse novo momento. O público será variado, porém o foco é atender na sua grande maioria os clientes 50+.
Por isso, a intenção do projeto é acolher o usuário de uma forma muito cuidadosa: confortável, intuitiva e também educativa. O objetivo é que eles também se sintam conectados com a tecnologia - um dos pontos fortes da marca - sem perder de vista o atendimento personalizado. O conceito é de uma experiência de "anti-agência": o espaço procura desconstruir totalmente a ideia que se tem de um banco tradicional. Pra começar nada de portas giratórias e nenhum tipo de burocracia na entrada. O usuário acessa um espaço de pé-direito duplo (inteiramente conectado) e se depara com uma área de estar e um café. O atendimento pode acontecer ali mesmo, quase como se o cliente estivesse em casa. Uma área de atendimento um pouco mais formal (com mesas) se configura no fundo loja. O uso de materiais atemporais e verdadeiros na sua essência ajudaram a dar conta do desafio de tornar a experiência convidativa para o cliente.
A escolha de formas procurou refletir esse mesmo conceito de conforto e tecnologia. As linhas arredondadas e os materiais acolhedores (madeira, tecidos, carpete e cortina) contrastam com materiais mais modernos: um revestimento de alumínio ondulado (no azul da marca) cobre as paredes e módulos de chapa expandida compõe o forro do espaço. A fachada da loja também é um foco de importância. Localizada em uma rua de fluxo intenso de veículos, serve como um grande outdoor para a marca: composta por um grande painel de policarbonato retroiluminado, destaca-se tanto de dia quanto à noite.