-
Arquitetos: Estudio Guto Requena
- Área: 300 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Fran Parente
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto para a nova sede da Live atualiza a sede tradicional da empresa para um novo espaço híbrido, flexível, sem postos fixos de trabalho e adaptável às diferentes demandas, antecipando o movimento global de transformação dos espaços corporativos pela ampliação do home-office. Para garantir esse uso customizável, foi desenhada uma linha de mobiliário desmontável que possibilita diferentes composições para qualificar as atividades do local. Todas as peças podem ser recolhidas em um móvel matriz, uma estante que se estende do térreo ao mezanino e, através de um sistema de cortinas e suportes, organiza e disponibiliza todos os itens necessários as diferentes apropriações. A linguagem visual da marca foi incorporada ao ambiente a partir da aplicação de um conjunto conciso de materiais e de paleta. A chapa metálica perfurada e o amarelo, principal cor da marca, definem a identidade do projeto e conectam visualmente os espaços através de elementos-chave que se destacam sobre a predominância de tons neutros.
A escolha da madeira em compensado de Paricá nos móveis, do cimento queimado e da madeira do piso, do granito cinza no café, das fibras naturais dos tapetes, das cortinas off-white, da laje do mezanino e da cobertura pintadas de branco proporciona um ambiente convidativo e aconchegante. Visando o diálogo com a comunidade, foi desenhado um banco de madeira que se estende no limite do lote com a rua e se volta para o passeio, convidando as pessoas que ali transitam diariamente, ou os colaboradores da agência, a se sentar, tomar um café ou esperar a carona. Ainda na área externa da casa, um grande deck a céu aberto faz uma transição gradual entre externo e interno e fica disponível para reuniões informais e eventos espontâneos. O térreo abriga um grande lounge e um café aberto ao público posicionado na entrada da casa. Há uma sala de criação que pode facilmente se transmutar em uma pista de dança e um jardim interno que garante a luz natural e o contato dos colaboradores e clientes com a vegetação, possibilitando também uma troca de ar direta entre área interna e externa, elemento fundamental para o bem-estar coletivo. Para todos os espaços foram pensados locais para receber plantas de diferentes portes, tornando o ambiente mais agradável.
O elemento protagonista é a estante que se estende entre térreo e mezanino e, a partir do posicionamento de cortinas, possibilita criar o cenário ideal para cada um dos diferentes usos. Desenhada com prateleiras leves produzidas em chapa metálica perfurada, painéis de cortiça e suportes estrategicamente posicionados, a estante pode abrigar o material de apoio necessário ao cotidiano e aos eventos e o mobiliário desmontável desenhado especialmente para o projeto. Para pequenas e médias reuniões, em que é necessário o uso de notebooks e cadernos, as mesas permanecem montadas. Para as grandes reuniões, eventos, palestras e aulas é possível configurar pequenos auditórios, no térreo e mezanino. Os equipamentos de mídia e de vídeo transferência foram estrategicamente posicionados para apoiar essas atividades. O projeto, seguindo o conceito de adaptabilidade, também prevê espaços mais privativos, como uma sala de reunião para até 10 pessoas e um phone booth em cada pavimento para realização de ligações ou reuniões online.
Mobiliário Live por Estudio Guto Requena A linha de móveis Live teve como premissa a adaptabilidade e leveza de seus elementos. Os móveis foram construídos em compensado de Paricá, com detalhes de encaixe recortados em CNC. Nos detalhes vemos a logo da agência em acrílico na cor similar ao amarelo Live. A família é composta por três tipos de mesa: a maior para seis pessoas e as duas menores, uma quadrada e uma redonda, para duas a quatro pessoas. Além de dois modelos de banco, um para três ou quatro pessoas e outro, individual, que também pode ser utilizado como mesa lateral. Todas as peças são estruturadas somente por encaixes e podem ser desmontadas e recolhidas individualmente na estante, nos seus respectivos apoios.