-
Arquitetos de interiores: Neri&Hu Design and Research Office
- Área: 4000 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Pedro Pegenaute
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Centro Cultural Junshan está localizado nos arredores da cidade de Pequim junto à Reserva Natural de Miyuin. Encaixado em meio à uma paisagem montanhosa atravessada por rios e florestas, o projeto do Centro Cultural Junshan é a reforma de um edifício pré-existente de dois pavimentos. Os arquitetos Neri&Hu foram convidados para transformar esta estrutura de forma circular em um icônico centro cultural e comercial. Apropriando-se do antigo pátio existente, a equipe de projeto estabeleceu o programa do edifício em duas alas independentes, as quais se conectam através de uma praça central em forma de pátio. Desta forma, este espaço público opera como um elemento de mediação entre os dois programas, permitindo ainda que a arquitetura se funda harmoniosamente com a natureza.
Profundamente inspirada por seu contexto específico, o projeto do edifício combina uma série de elementos característicos da arquitetura vernacular chinesa com uma linguagem contemporânea, dando forma a uma nova forma de expressão arquitetônica. O edifício do Centro Cultural é erguido silenciosamente sobre um espelho d'água, revelando-se através de uma equilibrada composição entre a solidez de suas estruturas de tijolos e a leveza de seus pátios abertos—como se estes tivessem sido esculpidos no programa de forma a potencializar a relação entre os espaços interiores e exteriores.
Na fachada, painéis de alumínio foram utilizados como elementos de proteção solar, os quais proporcionam uma maior sensação de profundidade à fachada, amenizando o peso da estrutura de tijolos. Em determinados momentos, estes elementos vazam para o interior do edifícios, marcando as principais transições entre os diferentes espaços e programas. Formalmente falando, o corpo do edifício é configurado pela massiva estrutura de tijolos, a qual parece brotar espontaneamente da paisagem natural para então estender-se para os pátios e espaços “intermediários”.
Internamente, as paredes de tijolos e revestimentos de madeira são complementados por um forro “esculpido”. As lajes foram sendo cortadas, inclinadas e estabelecidas em diferentes alturas de forma a proporcionar melhores condições de iluminação e ventilação natural, permitindo ainda que os visitantes possam observar o céu azul e o movimento do sol. Desta forma, os espaços interiores do edifício estão sempre em movimento, transformando-se com o passar das horas e revelando as nuances de cada estação.
Somando-se a isso, peças de mobiliário exclusivamente desenhadas para este edifícios assim como seus detalhes requintados e acabamentos em madeira e pedra, contribuem para potencializar a sensação de magnificência do interior do edifício.
Programaticamente, o Centro Cultural oferece uma série de espaços e atividades para os seus visitantes, incluindo um salão multifuncional com capacidade para até 100 pessoas, um generoso centro de eventos, um bar, uma biblioteca, uma sala de leitura infantil, espaços multimídia e um lounge com deck de observação na cobertura.
Paralelamente o Centro Cultural conta ainda com uma galeria comercial, a qual pode ser acessada através de uma sala de recepção de pé direito duplo. A partir dai, os visitantes podem acessar um pequeno jardim de inverno para em seguida, subir a escada que os levará até uma passarela que atravessa o pátio culminando em um amplo salão de vendas. De forma complementar, um dos espaços mais importantes do Centro Cultural é a galeria de arte, a qual foi concebida de forma flexível para poder se adaptar aos mais variados tipos de exposições.
Os atravessamentos criados nas lajes permitem uma perfeita integração entre os espaços do térreo e aqueles do segundo e terceiro pavimento enquanto janelas panorâmicas proporcionam uma sensação de continuidade entre os espaços interiores e exteriores do edifício. No segundo pavimento, uma generosa sala de jantar privativa foi encaixada junto ao bar, permitindo que este espaço possa ser alugado para a realização de eventos especiais. O lounge da cobertura, por sua vez, oferece impressionantes vistas para a paisagem montanhosa da região.