-
Arquitetos: João Tiago Aguiar Arquitectos
- Área: 430 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Fernando Guerra | FG+SG
-
Fabricantes: AutoDesk, CIN, CLIMAR, GLS2 CARPINTARIAS, JUNG, Microsoft, PADIMAT, Tons de Pedra
Descrição enviada pela equipe de projeto. O apartamento, situado no Monte do Estoril, apresenta-se como um espaço de grandes dimensões que sofreu algumas alterações ao nível da organização espacial, uma remodelação completa das instalações sanitárias e uma renovação integral da decoração que agora se mostra com linhas contemporâneas. Dotado de um amplo terraço com piscina, o apartamento, inserido numa zona luxuosa, goza de uma vista excepcional sobre o mar e sobre o tecido urbano do Estoril, uma vez que se encontra num ponto privilegiado.
Embora a organização inicial do apartamento tenha sido preservada, foi necessário demolir algumas paredes de forma a tornar os espaços mais ventilados e iluminados como é o caso do escritório em que foi derrubada a parede, que separava esta divisão da sala de estar, e desenhada uma estante aberta em ambos os lados em sua substituição.
Tanto a cozinha como as três instalações sanitárias já existentes passaram por uma remodelação e reorganização totais com diferentes tipos de pedra a surgirem aqui como elementos diferenciadores entre estes espaços. O pavimento existente era desigual, surgindo umas vezes em soalho de mogno e outras vezes em mosaico de pedra. De modo a uniformizar todo o espaço, o pavimento foi forrado em soalho de nogueira, conferindo-lhe um traço de nobreza.
Por outro lado, os arrumos existentes na master-suite foram transformados num walking-closet onde foi ainda introduzido um toucador. A iluminação artificial é digna de nota ao colocarem-se grandes e pequenas circunferências de luz nos tectos do hall de entrada e da sala de estar. De facto, estes círculos de luz merecem especial destaque ao criarem nichos iluminados e linhas de luz que imprimem intensidade e ritmo aos espaços.