-
Arquitetos: João Tiago Aguiar Arquitectos
- Área: 324 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Fernando Guerra | FG+SG
-
Fabricantes: AutoDesk, CIN, CLIMAR, ECOBUILD, FRANCOMETAL, Koklatt, MAVC (Maria Ana Vaco Costa), MOVELCAMPO, Microsoft, PADIMAT, Schneider Electric
Descrição enviada pela equipe de projeto. O grande desafio neste projecto de ampliação passou por resolver as comunicações verticais entre os 4 pisos existentes, já que as escadas originais não só ocupavam grande parte da área total de cada piso, como originavam espaços trapezoidais de difícil utilização corrente. Com a relocalização das escadas para o lado confinante da empena vizinha (zona da casa mais afastada das vistas privilegiadas de mar), libertou-se muita área de modo a criar espaços mais adequados às necessidades de vivência actuais e, ao mesmo tempo, conseguiu-se não só um ganho de mais área útil de maneira eficaz, como ainda se libertou toda a frente de mar, obtendo assim vistas inesquecíveis de praticamente todas as divisões da casa.
Na semi-cave, piso de acesso automóvel, criou-se uma ampla garagem/arrumos/zona técnica, para além de uma lavandaria, uma camarata, uma instalação sanitária (i.s.) de apoio à camarata e ainda um pequeno logradouro. No piso 0 (com a entrada principal da casa pedonal) encontram-se as zonas sociais, nomeadamente uma cozinha aberta para a sala e uma i.s. social, para além das salas de estar e de jantar. Um pequeno terraço sobre a garagem também foi acrescentado de modo a mais uma vez tirar o melhor partido das vistas privilegiadas sobre o oceano. No segundo piso temos dois quartos e uma i.s. de uso partilhado mais uma suite localizada no corpo avançado da moradia. Por fim, no terceiro e último piso, propõe-se uma sala/escritório/biblioteca, com uma i.s. completa e uns arrumos de apoio ao terraço também criado neste piso. Terraço este com as melhores vistas sobre o mar.
Por se tratar de um imóvel classificado, a intervenção exterior pautou-se pela recuperação das carpintarias e vitrais, mantendo as suas características originais com um desenho de simples leitura e em conformidade com a sua envolvente. Na parte exterior, converteu-se a cobertura do volume avançado da garagem em terraço para um uso integrado da habitação aproveitando a localização privilegiada em que se encontra o edifício (bem em cima do mar). Ao ligar a esta área externa o terraço já existente do lado da fachada sul, e ao desenhar um novo terraço no último piso, criaram-se assim dois amplos terraços exteriores, valorizando a relação da moradia com as vistas.