-
Arquitetos: ARCHSTUDIO
- Área: 770 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Wang Ning
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este é o segundo espaço de aprendizado infantil, que a ARCHSTUDIO projeta para a Instituição Educacional Poly Wedo Art. O espaço está localizado no segundo pavimento do Beijing Damei Central. O foco principal da instituição são cursos de música, dança, chá, culinária e artesanato para crianças, portanto, o projeto deveria fornecer salas de aula adequadas, com base nas necessidades do programa. Inspirado por colinas artificiais rochosas em um jardim tradicional chinês, o projeta configura vários intervalos de "colinas artificiais" que permitem que as crianças brinquem.
A planta original do edifício tem formato de L, e a entrada está localizada na extremidade lateral, portanto, o percurso do exterior para o interior é relativamente longo. Um corredor sinuoso foi comprimido por paredes curvas contínuas, diferente das circulações retilíneas tradicionais, de forma a estimular o desejo de exploração das crianças. As paredes curvas diferenciam a sala de música, a área de recepção, a cozinha, sala de chá, área de lazer e assim por diante.
Uma série de aberturas em arco no teto e piso alteram ainda mais a relação real-virtual de cada espaço, criando um interesse visual em diversas camadas. As crianças descobriram que algumas salas são vales escuros e fechados, outras são colinas abertas e transparentes, enquanto algumas são vazios que acomodam apenas 2 crianças, quando dispostas na circulação.
A sala de música é vedada por vidro curvo para garantir o isolamento acústico e também proporcionar um ambiente de ensino aberto. A sala de aula de chá e a cozinha foram separadas por paredes em arco reverso, que também são ferramentas para as crianças passearem, descansarem e brincarem. Já a sala de artesanato foi disposta no canto da circulação, na qual as crianças podem se sentar ao redor da árvore para fazer o trabalho manual.
Nove salas de aula privativas de piano foram dispostas em ambos os lados do corredor, cada sala foi projetada como uma pequena caverna, garantindo sua qualidade acústica, já que a parede em arco é propícia à mixagem de som. A cor da madeira é a melodia principal da circulação, algumas paredes são de aço inoxidável espelhado e o reflexo dos materiais, ajuda a configurar um local profundo e deslumbrante, para aumentar o prazer da experiência com os materiais.
No final do corredor foi localizada a sala de dança, que se posiciona como um “espaço externo” em contraste com as demais salas uniformes com a madeira. Os dutos estruturais originais do edifício foram mantidos expostos, o piso cinza sobreposto ao piso elevado, ao lado da janela, como uma área de estar. O vidro transparente do piso, o espelho para a dança e as árvores externas se diferenciam, as cenas internas e externas estão naturalmente conectadas.