-
Arquitetos: João Tiago Aguiar Arquitectos
- Área: 453 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Fernando Guerra | FG+SG
-
Fabricantes: AutoDesk, CIN, CLIMAR, Efapel, GLS2 CARPINTARIA, Microsoft, PADIMAT
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta casa com piso térreo e uma cave, em Setúbal, foi alvo de uma remodelação substancial com a recriação de compartimentos para tornar a habitação mais espaçosa, funcional e naturalmente iluminada. Muitos passos foram dados nesse sentido, vamos conhece-los! A separação entre os espaços sociais e privados foi uma peça fundamental neste trabalho e concretizar este objectivo foi possível, através da criação de uma instalação sanitária (i.s.) junto ao hall, graças à recolocação dos arrumos e da lavandaria na espaçosa cave. Além de espaço disponível, a cave possui outros atributos de destaque como a incidência de luz natural, acesso directo ao logradouro, além de estar nivelada com o pátio exterior.
A transformação funcional e estética foi mais além, de forma a satisfazer as necessidades desta família com 3 filhos; como criar uma suite a partir de um quarto, uma ideia concretizada devido a uma estratégia bem conseguida que implicou eliminar o corredor de acesso a 2 instalações sanitárias já existentes. Com esta conquista de espaço, foi possível ampliar tanto a i.s. da suite como a i.s. de uso comum. A tendência é recriar cozinhas e casas de banho, tornando-as em lugares funcionais e de fácil manutenção. Por isso, partindo destes pressupostos, a opção foi revestir, tanto a cozinha como as i.s. a microcimento e recuperar o pavimento original em madeira. Um dos elementos que mais impressiona é o grande vitral no tecto da entrada, um elemento belo e nobre que mereceu toda a atenção, desde a sua limpeza à restauração, devolvendo-lhe a aura celestial de outrora.
Ainda para tornar a moradia visualmente mais interessante e apelativa, foi imperativo retirar elementos que nada a valorizavam, permanecendo aqueles, cuja elegância e carácter, dão aquele toque de ambiência e personalidade. Os espaços exteriores não só um reflexo do espírito de quem habita a casa, mas uma forma de promover o convívio entre família ou amigos e há arranjos exteriores que fazem toda a diferença. Nessa medida, o pátio viu desaparecer o antigo banco circular em pedra e o velho telheiro e viu aparecer um churrasco redesenhado a partir do existente. Estas foram as intervenções idealizadas e concretizadas nesse projecto e um garante de que a família dispõe de uma casa moderna, funcional, espaçosa e agradável.