-
Arquitetos: João Tiago Aguiar Arquitectos
- Área: 180 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Fernando Guerra | FG+SG
-
Fabricantes: AutoDesk, CIN, CLIMAR, Efapel, GLS2 CARPINTARIA, Microsoft, PADIMAT
Descrição enviada pela equipe de projeto. Desabitado e muito degradado, o apartamento, localizado no centro de Lisboa, requeria uma remodelação total, através de alterações espaciais complexas que resultaram numa habitação moderna. O espaço encontrava-se de tal forma subaproveitado, com um extenso corredor de acesso a várias salas independentes, pelo que foi imprescindível eliminar as paredes divisórias de alguns compartimentos para ligar visualmente as zonas sociais. As novas salas de estar e jantar configuram um espaço amplo, funcional e muito iluminado. Entre as muitas adaptações realizadas está a transformação de um dos 4 quartos numa suite e cuja instalação sanitária (i.s.) surgiu a partir dos arrumos existentes ao fundo do corredor.
Os cinco compartimentos, voltados para o saguão, foram eliminados abrindo espaço para a criação de uma cozinha e duas i.s. Quanto à cozinha, mais espaçosa, abandonou a extremidade do apartamento e foi recolocada junto à entrada, mais próxima à sala de jantar. Ainda nesta zona, foi criada uma i.s. social, com a porta dissimulada por molduras e rodapés preservados, e uma outra de apoio aos 3 quartos com antecâmara para arrumos. Recuperar e preservar elementos de época, como tectos e sancas, constituiu uma etapa não menos importante deste projecto. Pegar em elementos nobres e mesclá-los com a modernidade, proporciona uma vivência moderna com vestígios do passado. Por outro lado, todos os trabalhos de carpintaria foram desenhados à medida.
O aparador, a estante tv da sala de jantar, os armários dos quartos e da suite, bem como o mobiliário da cozinha, ajudaram a diferenciar o apartamento, criando ambientes personalizados. Procurou-se luminosidade através da colocação de um ripado junto à entrada da casa, mas não uma total transparência, já que este elemento garante a privacidade das áreas sociais. Este projecto de completa remodelação, visou reconverter espaços em ambientes espacialmente convergentes e contemporâneos.