-
Arquitetos: KLab architecture
- Área: 400 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Mariana Bisti
-
Fabricantes: Plaka, Tarkett
Descrição enviada pela equipe de projeto. Projetar e construir edifícios públicos na Grécia é problemático, pois o arquiteto não é o responsável pela construção. Um dos maiores desafios deste projeto foi reintroduzir o papel do arquiteto como o principal colaborador.
Além disso, o objetivo era dar destaque ao sistema construtivo de pré-fabricação, uma das exigências do concurso, o que determinou também a forma final do edifício, pois o módulo básico teria que ser transportado em um caminhão.
O conceito do projeto consistia em desenvolver um edifício que se relacionasse com a escala de seus usuários, introduzindo ao mesmo tempo uma nova tipologia, a vila urbana. O módulo principal se inspira no arquétipo da casa conforme a percepção de uma criança. Ao replicar o módulo básico três vezes, a unidade de sala de aula é criada.
A creche foi projetada de modo que todas as salas de aula tivessem três faces abertas. Para isso, a disposição das salas de aula é organizada em torno de um pátio central, junto com outros átrios menores.
Procuramos empregar materiais e técnicas construtivas bastante simples, a fim de criar uma configuração mais complexa com baixo consumo energético. As paredes externas foram construídas com 10 centímetros de espessura, permitindo-nos maximizar a área interna livre que foram revestidas, juntamente com os telhados, com material isolante. A construção de pérgolas de madeira junto às portas externas oferece conforto para as crianças, contribuindo para a sustentabilidade do projeto.
Já a vegetação, acreditamos que se tornará um elemento de destaque no projeto, através da sombra proporcionada pelos grandes plátanos no pátio interno, enquanto outras espécies de árvores evidenciarão as mudanças sazonais.