-
Arquitetos: FGMF
- Área: 400 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Rafaela Netto
-
Fabricantes: Cor Pedras, Inovar, Lounge Multimídia, Palimanan
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Neblina consiste em uma composição de volumes desenvolvida a partir da orientação solar e para tirar proveito da vista do Vale do Itatiba, no interior de São Paulo. As impressionantes paisagens, a necessidade de privacidade em relação à rua e o desejo de integração com jardins foram os elementos chave da concepção volumétrica.
Áreas de serviço foram parcialmente enterradas em determinada cota, com teto verde, realmente mimetizadas na paisagem e funcionando como uma espécie de muro de arrimo. Essa contenção cria um platô protegido da vista do espaço público. Nesse local foi imaginada a sala como um vazio, um espaço resultante dos volumes superiores e completamente envidraçado.
A concepção de volumes de diferentes dimensões e alturas para o restante do programa, como quartos, banheiros, escritório, garagem e escada é uma abordagem formal, que, no entanto, deixa transparecer a setorização programática da obra. Estes volumes surgem ora apoiados no chão, ora flutuando acima de um grande jardim de chegada, ocultando a seção social do conjunto. Uma estrutura de concreto bastante esbelta e com grandes balanços reforça a abordagem visual do programa, dando força à composição.
A envidraçada sala resultante fica visualmente integrada a uma grande piscina, afastada o suficiente para garantir plena insolação durante todo o ano. Um espaço de lazer coberto e fechado, também tratado como o restante da plástica do projeto paira sobre um espelho d’água e se debruça para vista arrematando a ocupação construtiva no paisagismo.