-
Arquitetos: Play Arquitetura
- Área: 252 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Fran Parente
-
Fabricantes: AutoDesk, Brick Construtora, Cavaletti, Eliane, Estúdio Bola, Flexform (loja Mobília), Heli Gonçalves, Itens (loja Abatjour de Arte), Líder, Manufatti, Marcelo Caruso, Mobília, Oppus Acústica, Preall, Trimble Navigation
Descrição enviada pela equipe de projeto. Criado para sediar uma startup da área de tecnologia e mídias sociais chamada ChatPay, o projeto preservou e ressaltou as duas principais características originais do espaço: sua estrutura de concreto com laje nervurada e a bela vista pra qual se abrem as 3 grandes janelas. Para isso, os espaços fechados que o programa demandava – 3 salas de reuniões, cabine telefônica e banheiros, foram localizados no lado oposto às grandes janelas. A sala de reuniões principal (A) se aproxima da vista e usufrui dela, sem entretanto, segmentar ou dividir a janela existente.
As instalações de ar-condicionado, iluminação e incêndio foram organizadas e distribuídas para ficarem aparentes nas áreas abertas. As áreas isoladas foram desenhadas com pé direito mais baixo, com forros e paredes acústicas, compondo uma volumetria autônoma que se destaca tanto pela altura como pelas linhas sinuosas dos seus contornos. Estes volumes internos ‘soltos’ da laje nervurada permitem que a tubulação de ar-condicionado e demais instalações passem livremente acima deles. Duas grandes mesas de trabalho coletivo ocupam a área central do espaço, destinado aos funcionários permanentes da empresa, enquanto extensas bancadas foram criadas ao longo das janelas para visitantes ou funcionários com trabalho intermitente. A copa e a cozinha foram tratadas como áreas importantes para o trabalho criativo informal e troca de ideias, e foram localizadas próximas à grande janela lateral onde a luz solar matinal incide livremente.
Um grande sofá de múltiplos lados incrementa o espaço social além de outros dois pequenos lounges compostos por poltronas Paulistano e mesas de apoio. 3 banheiros, recepção e uma pequena área de serviço complementam o espaço. Os materiais utilizados – piso elevado de concreto e seixos rolados, madeira, chapa metálica, granito e vidro, são sóbrios porém calorosos. Os banheiros foram revestidos com cerâmicas coloridas quebrando a cartela dos cinzas e ocres.