-
Arquitetos: Pitá Arquitetura
- Área: 1520 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Renato Navarro
-
Fabricantes: Hunter Douglas, Herman Miller, A+Larong, Abatex, AutoDesk, Bertolucci, Branco Papel de Parede, ByKamy, Cremme Design, Deca, Di Mármore, Dimlux, Draco, Fernando Jaeger, Futon Company, GRAPHISOFT, Homelab, Jabuticasa, Labluz, Lady, +19
Descrição enviada pela equipe de projeto. Qual a melhor forma de se sentir pertencente a um local? Nesse caso, uma cidade diferente, em outro país com uma cultura ainda mais diferente. Este foi nosso objetivo ao conceber esse projeto, deixar as pessoas confortáveis e conectadas dentro do ambiente de trabalho.
O escritório é a nova casa de uma empresa europeia de música e tecnologia originária outro lado do oceano, em São Paulo. Precisávamos criar uma conexão entre o escritório e a cidade, mas sem características óbvias. O espaço localiza-se em um dos endereços mais importantes de São Paulo, logo atrás da famosa Avenida Paulista, em um prédio moderno com uma proposta diferente dos atuais edifícios corporativos, com uma vista deslumbrante de toda a cidade.
O DNA da empresa exila a arte e foi transcrito por outros sentidos, não musicais, mas visuais e sensíveis, onde o graffiti e o mobiliário de design 100% brasileiro são usados para compor o espaço. Não recriamos uma praia clichê com aspecto tropical como muitos considerariam "como o brasileiro", a brasilidade tinha de ser sentida, não vista.
Como um espaço com certificação wellness, conforto e bem-estar são premissas fundamentais no processo de design, por isso todas as estações de trabalho estão voltadas para a fachada do edifício, garantindo o máximo de acesso à iluminação natural possível, e até mesmo a paleta de cores é transcrita em por uma linguagem confortável e interessante, em uma paleta suave nas paredes e pisos, porém mais vibrante no mobiliário.
No que diz respeito à história do espaço, até os vestígios da construção serviram para eternizar os responsáveis pela execução e construção do espaço, onde um dia depois de uma festa da equipe de obra encontrámos muitas garrafas de cerveja, e surgiu a ideia de usar o entulho de vidro das garrafas para criar um piso único, assim como as pessoas fazem com restos de piso quebrado nas casas antigas de São Paulo, mas com um aspecto diferente, ligado ao processo de construção, e este é apenas um dos easter eggs que podem ser encontrados no espaço.
A personalização criou uma identidade visual única para o espaço e uma das coisas mais icônicas do projeto é o tapete da sala de estar, que por mais inusitada que pareça, não está no chão, e sim no teto, como referência às tapeçarias de estúdios de música, recheado de referências gráficas, pois como foi feito sob medida para o projeto, inserimos ícones na tapeçaria que remetem a cultura brasileira, como o Pão de Açúcar, e muito mais referências culturais, combinando perfeitamente com o espaço.