-
Arquitetos: Parada Cantilo Estudio
- Área: 179 m²
- Ano: 2020
-
Fotografías:Luis Barandiarán
-
Fabricantes: Adobe, Arcelor Mittal, AutoDesk, Blindex, Loma Negra, Miksa, Siderar, Trimble
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada no bairro "La Cañada", em um grande terreno, é uma casa unifamiliar com planta longitudinal. A sua configuração final é gerada a partir da análise das condições apresentadas pelo local e do programa requerido pelos clientes. No estudo anterior, foram revelados diversos aspectos essenciais à resolução.
As dimensões do terreno, as restrições acordadas entre os vizinhos e a orientação. Diante desses fatores incidentes no desenvolvimento da residência, optou-se por resolver uma sistemática edificação de um só andar, imposta por um módulo resultante das medidas e dos usos diários.
O programa é definido por meio de dois eixos; no sentido transversal dividindo a parte pública e privada, articuladas por um pátio que hierarquiza o acesso principal da casa, e no sentido longitudinal, consolidando os espaços de serviço de um lado e os servidos do outro. Por sua vez, os usos de cada área resolvem a materialidade e o entorno em relação à orientação, determinando o controle da privacidade em relação à rua, e protegendo a casa dos ventos mais desfavoráveis. Em direção à zona sossegada do edifício, a fachada desmaterializa-se, relacionando-se diretamente com o ambiente e a luz, ligando os quartos ao sol da manhã, até terminar no extremo poente com o prolongamento da galeria, dando uma situação de abrigo ao poente. O espaço de transição entre o fundo e o interior assume um papel versátil, permitindo a incorporação de uma cobertura “verde” que impede a luz direta no verão e o contrário no inverno.
O edifício de caráter tectônico, com um desenvolvimento simples e dinâmico, é composto por uma sequência de vigas que, além de fazerem parte do sistema estrutural, marcam um ritmo no percurso, e aprofundam um visual voltado para a própria paisagem, gerando continuidade e um diálogo constante entre dentro - fora.
Madeira, tijolo e vidro desempenham um papel importante, definindo os planos horizontais e a envolvente. Utilizamos materiais orgânicos como protagonistas, fortalecendo o vínculo com o meio ambiente e dando aconchego ao espaço. A síntese da escolha e da localização dos mesmos, completa de forma conclusiva toda a ideia do projeto.