-
Arquitetos: Jacobsen Arquitetura
- Área: 1250 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Fernando Guerra | FG+SG
Descrição enviada pela equipe de projeto. Essa residência foi projetada para um casal, seus filhos e netos passarem fins-de-semana e ferias a beira de uma grande represa que oferece, por suas grandes dimensões, inúmeras possibilidades de divertimento náutico.
A família já usufruía do lugar e possuía uma casa no terreno que era implantada, assim como quase todas as casas em torno da represa, o mais próximo da linha d’água possível.
Ao visitarmos o terreno pela primeira vez, ficamos impressionados com uma frondosa árvore nativa, da espécie Vinhático, localizada nos fundos da casa existente, além de constatarmos que a vista da represa era bem mais ampla e desobstruída a partir de um ponto de vista mais elevado e recuado em relação a agua, devido a suave declividade da topografia.
Desta forma, desenvolvemos o projeto em torno da arvore, criando uma enorme área plana e ajardinada, definida pelo nível das raízes. A planta térrea em forma assimétrica, acaba por enquadrar esse pátio delimitado por salas e varandas na lateral, pelos quartos ao fundo, todos os ambientes com ampla vista. Um deck de madeira sob a copa do Vinhático conecta a casa ao jardim de forma natural.
As outras extremidades da planta são formadas pelas áreas de serviço, voltadas para a lateral e pelo acesso coberto de carros, para onde portas pivotantes abrem completamente o hall de entrada, onde um “jardim” de pedras de mineiro de ferro lembra a vocação produtiva da região.
Procuramos utilizar materiais de acabamento que remetessem a casa de fazenda brasileira, como o granito nos muros de pedra e no piso das áreas sociais, e a madeira freijó, no forro e nos painéis vazados nos quartos, porem numa escala maior e num conceito espacial contemporâneo, permitindo abrigar importantes peças de arte e mobiliário.