-
Arquitetos: NORD Architects
- Área: 934 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Adam Mørk
-
Fabricantes: Junckers, Keflico, Stora Enso
Descrição enviada pela equipe de projeto. Um pequeno centro comunitário construído em CLT (madeira laminada cruzada), renova a paisagem urbana local e convida as pessoas para atividades culturais.
O novo centro paroquial em um subúrbio de Copenhague, é um gesto moderno de sustentabilidade - uma identidade gentil que conecta as pessoas.
O Centro Paroquial configura um novo espaço de encontro para Brønshøj e cria uma nova conexão entre a praça da cidade e a igreja, anteriormente bloqueada. A igreja e centro comunitário moderno pretendem abrir-se para a comunidade, num ambiente claro, honesto e acolhedor, integrado ao contexto urbano local e nas cenas do cotidiano de Brønshøj.
Em 2015 a NORD Architects ganhou o concurso para o novo centro, com uma proposta que unificou a igreja, a cidade e a congregação, em uma nova comunidade cultural, onde todos podem se sentir bem-vindos, fazendo parte da paróquia e da cidade. O centro de escoteiros também é associado ao espaço e duzentos e cinquenta escoteiros utilizam as instalações internas e externas.
“Projetamos um edifício multifuncional que proporciona um espaço aberto, acolhedor e de utilização flexível dentro de um moderno centro paroquial, que reúne pessoas em atividades muito variadas. A grande ampliação em CLT é um gesto e conecta os dois espaços externos opostos, a igreja de um lado e a cidade de outro”, diz Morten Rask Gregersen, sócio da NORD Architects.
O edifício foi construído em madeira maciça, com os elementos CLT, de madeira laminada cruzada, e estabelece um novo padrão para um grande vão livre, que pode cobrir o espaço principal. Como um produto de madeira natural, o CLT oferece um clima interno saudável e confortável, além de ser uma escolha sustentável, pois utiliza materiais de construção com baixa pegada de carbono e durabilidade. Algumas das muitas vantagens do CLT, como material natural, é que ele funciona como um estabilizador de umidade, acústica e temperatura, criando condições internas amigáveis e confortáveis para viver e trabalhar.
A madeira CLT fica visível no grande espaço multifuncional que atravessa o edifício de uma extremidade à outra e conecta a praça da cidade com o tranquilo jardim atrás do centro paroquial. As paredes curvas do edifício abraçam o espaço urbano, abrem-se para o jardim e criam um encontro sensível com a casa paroquial vizinha. O revestimento externo em madeira de freixo configura um ambiente acolhedor, que indica a utilização informal do centro paroquial, para uma comunidade com diversos usúarios e atividades.