-
Arquitetos: Maxim Calujac
- Área: 850 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Volker Kreidler
Descrição enviada pela equipe de projeto. ARTCOR - Centro das Indústrias Criativas, está localizado no pátio da Academia de Arte (AMTAP), no centro histórico de Chisinau, Moldávia. O centro se tornará um local para desenvolver as indústrias criativas do país.
O Artcor só foi possível com o apoio do Projeto de Competitividade da Moldávia, financiado pela USAID, Suécia e Reino Unido. A solução espacial do edifício foi determinada pela configuração do terreno, pela presença de um monumento arquitetônico, datado do final do século XIX, e pelos edifícios vizinhos.
O centro inclui um novo edifício (400 m²) e uma parte do antigo edifício da Academia (450 m²). Parte da área do terreno (1200 m²) era ocupada por um antigo armazém e uma edificação em ruínas com um total de 300 m², cuja demolição abriu espaço para uma área de uso público.
O novo edifício faz uso misto do espaço cultural e comercial. O segundo nível oferece espaços para workshops e colaborações de startups. No último nível aberto ao público, encontra-se uma cobertura verde com acesso pelas escadas do auditório ao ar livre, orientadas para o monumento Cazimir-Keshco.
A parte esquerda do primeiro andar do edifício da Academia (construída na década de 1950) inclui espaços para oficinas, videoteca e salas de reuniões. Além disso, foram adicionados espaços de destaque para a administração do centro e a loja de design.
A parte musical, que consiste em um espaço de gravação de som e salas de ensaio, foi transferida para o subsolo totalmente reformado. A tarefa era preservar o pano de fundo histórico tanto quanto possível, criando um espaço misto.
O arquiteto conseguiu transformar o pátio numa zona urbana ativa, acessível a todos os visitantes, incluindo a cobertura do edifício, transformando-a numa área habitável. O mobiliário urbano do local surge como uma instalação artística, mesclada entre a vegetação e o centro de arte.
Da entrada da garagem, se pode ver a escultura "A Árvore do Conhecimento" que mostra a origem da criação. A área do pátio foi cortada por "rios de pedra", que servem de estrutura para canalizar as águas das chuvas. A nova construção é um volume de concreto armado revestido com aço corten. Na fachada de concreto, os relevos simbolizam a natureza humana.
O interior é caracterizado pela estrutura construtiva do edifício: laje reticulada em concreto, escadas internas que funcionam como auditório e a superfície das paredes em concreto pintado.
O mobiliário e parte da iluminação do teto foram concebidos pelo autor especialmente para este centro. Na criação de elementos decorativos, o arquiteto trabalhou em estreita colaboração com os alunos, artistas e professores da Academia. O design interior discreto permite que os visitantes concentrem sua atenção nas obras de arte em exibição.
O ARTCOR foi criado para consolidar os processos criativos que decorrem em Chisinau, desenvolvendo assim a indústria criativa do país. Com o tempo, o centro deve se tornar um ponto de atração para as rotas turísticas urbanas.