-
Arquitetos: Nuno Nascimento Arquitectos
- Ano: 2020
-
Fotografias:Francisco Nogueira
-
Fabricantes: BRUMA, Efectoled, Investwood, Mármores Galrão, Sobreira e Serras
Descrição enviada pela equipe de projeto. A moradia alvo da intervenção localiza-se num bairro residencial, com construção tradicional portuguesa dos anos 80, em Cascais. Desprovida de qualquer carácter, a casa era marcada pelas sucessivas alterações ao longo do tempo, que a descaracterizaram e deterioraram.
A nível exterior, a nossa proposta procurou levá-la ao seu nível mais elementar – a volumetria como expressão da sua existência, descurada de qualquer ornamento – as paredes brancas e o telhado em telha lusa cor de tijolo são as premissas de uma intervenção que procura respeitar o seu volume, rasgando-o pontualmente apenas para uma melhoria das condições de iluminação a tardoz, dando destaque ao volume cilíndrico que constitui a escada de circulação interior, e às chaminés tradicionais existentes. A nível interior, reorganizámos o layout adaptando-o às necessidades da vida quotidiana da nova família que ocupará o espaço, com uma renovação radical dos seus acabamentos.
Em consonância com o exterior, os novos materiais surgem no seu estado mais cru e elementar, com a pedra a oferecer uma nova nobreza ao interior da moradia, contrastando com o calor da bétula nos móveis e do carvalho no pavimento. A escada surge como personagem principal no espaço interior, assumindo o seu aspecto escultural original numa superfície branca continua que a abraça em todos os seus planos.