-
Arquitetos: IDIN Architects
- Área: 1330 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:DOF Sky|Ground
-
Fabricantes: American Standard, Floorament, Lightup Design, PLAN X, Radipine
Descrição enviada pela equipe de projeto. Desde que o primeiro Chouifong Tea Cafe começou a operar em 2015, a plantação de Chouifong ganhou muita atenção de turistas e se tornou uma das atrações turísticas mais famosas de Chiangrai. Devido ao excesso de turistas no primeiro café, o Chouifong Tea Cafe 2 é estabelecido para atender essa necessidade. O segundo estabelecimento está localizado na colina da plantação próximo ao primeiro. Antes do seu funcionamento, havia a fábrica e a loja no local, então, o novo volume é construído em substituição a loja, próximo à fábrica, de onde se tem uma bela vista.
O projeto consiste em um refeitório com 250 lugares, uma grande loja de souvenirs e uma área de exposição onde as equipes demonstram como fazer o chá e onde as histórias são contadas. No entanto, a preocupação significativa neste projeto é o desenho universal, pois depois do primeiro estabelecimento estar em funcionamento há anos, verifica-se que os grupos familiares com idosos são os principais clientes dos projetos. Os arquitetos propõem, então, que a planta seja retangular, permitindo que a maioria das zonas estejam de frente para a vista. Ao contrário do primeiro, que foi recuado para dentro do terreno permitindo aos visitantes ter uma vista panorâmica no topo, o Chouifong Tea Cafe 2 ergue-se na colina por sua enorme área útil com a fábrica existente nas proximidades.
O conceito principal do projeto é fornecer aos visitantes uma visão clara da plantação trazendo-os para perto do ambiente natural, sem inconvenientes para idosos e pessoas com deficiência, portanto, o projeto deve lidar com essas condições de forma eficiente. Para ampliar a paisagem na área de declive, a área de refeições é dividida em várias etapas seguindo o contorno do terreno. Isso permite que todos os clientes de cada mesa vejam a vista com diferentes níveis de visão. Além disso, para evitar que a área de refeições sofra com chuva forte, um espaço intermediário com beirais foi adicionado para cobrir a área de jantar. Sob o beiral, a rampa circunda a área de refeições, o que permite aos deficientes o acesso a todas as plataformas.
De acordo com o requisito do proprietário, que era o grande número de áreas utilizáveis em um volume térreo, as claraboias de dispersão foram escolhidas como um recurso. As claraboias não só resolvem o problema iluminação, mas também evitam os incômodos causados pela chuva como transtornos na usabilidade e dificuldade na manutenção. Essas claraboias são projetadas para ter características especiais e únicas.
Em outras palavras, as aberturas não são cobertas por grandes planos de vidro, mas cada uma delas é extrudada e distorcida de maneira diferente em forma de cone, portanto, há apenas uma pequena peça de vidro usada sem qualquer junção desagradável; com este projeto, o custo das claraboias é reduzido. Essas aberturas em forma de cone também ajudam a difundir a luz para áreas inteiras e criar vários padrões de diferentes tempos em cada local; o volume dessas aberturas é tão imenso que árvores podem ser plantadas embaixo delas, além disso, essas claraboias estão dispostas harmoniosamente com as montanhas circundantes. Ao longo do muro de pedra da entrada, fica apenas um vazio para a chegada dos visitantes e funciona como um túnel de vento onde os visitantes podem senti-lo como uma saudação de boas-vindas. Durante a movimentação por este túnel, a atmosfera escura é gradualmente iluminada ao longo do caminho até a área de refeições, onde os visitantes desfrutam de sua comida e da paisagem da plantação. Os materiais deste recente projeto estão em harmonia com o primeiro estabelecimento, utilizando madeira de pinus, aço, vidro e, adicionalmente, pedra da montanha. Esses materiais representam a filosofia da plantação orgânica de Chouifong.