-
Arquitetos: Karina Guidolin Arquitetura
- Área: 937 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Ezequiele Panizzi
-
Fabricantes: Brilia, Cavaletti, Deca, Novara, Trimble Navigation, Valemam
Descrição enviada pela equipe de projeto. O espaço de intervenção, originalmente uma residência, está situado em um local predominantemente residencial. O principal objetivo era tornar esta edificação na nova sede da empresa Tiny, uma empresa de software de gestão de recursos empresariais em nuvem (Cloud ERP) e adepta a um conceito claro de humanização e qualidade do espaço corporativo. A ideia sempre foi manter a essência de casa.
Foi um pedido deles e uma busca nossa, quase como se mesmo em um escritório as pessoas pudessem se sentir em casa. A arquitetura da edificação foi preservada em sua grande parte, com intervenções pontuais, coerentes com o programa e normativas, sempre com cuidado e respeito ao pré-existente. A maior intervenção foi na piscina e espaço de festas da residência: a piscina foi desativada mas não demolida, coberta com estrutura metálica e assoalho de madeira; houve também uma intervenção na cobertura de vidro, que foi parcialmente coberta a fim de ter conforto térmico e luminoso.
A entrada de luz natural se dá de forma indireta pelo lanternim, que garante também uma melhor eficiência de ventilação. Já o espaço de festas foi reconfigurado como um local de convivência e é o coração do lugar. É nele que acontecem as relações interpessoais, um local descontraído, que se abre para o espaço externo e enquadra uma bela vista da serra gaúcha.