-
Arquitetos: MdA Arquitectura
- Área: 242 m²
- Ano: 2017
-
Fotografías:Renzo Rebagliati
-
Fabricantes: AutoDesk, Deco Art, Decor Center, Eglo, Trimble
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto contemplou a remodelação do mirante do cais do Casino Náutico de Ancón, um iate clube com mais de 100 anos, que ao longo do tempo manteve a sua identidade, assim como as gerações de famílias associadas.
Manter a identidade arquitetônica do cais e da área de praia do clube foi o ponto de partida e estratégia do projeto, desenhando a partir das texturas, materiais e espaços existentes, para gerar harmonia entre o Projeto e o cais no seu estado atual.
Os materiais propostos foram concebidos para aquecer os espaços que o cais oferece, tendo em conta a sua localização e o orçamento atribuído, que, por estar em ambiente marinho, deve perdurar com a manutenção necessária.
O Restaurante - Mirante. A nova cobertura é constituída por um caixilho de vigas revestidas com canas de bambu, com uma viga perimetral metálica revestida de superboard pintada de branco. O apoio procura passar despercebido no espaço, e parte dele, em frente à escada, funciona também como fachada do volume em frente à piscina e ao novo bar, localizado no primeiro nível. O piso de porcelanato tipo madeira na tonalidade cinza se funde com o piso de cimento polido do píer, aquecendo o acabamento devido às betas que a textura tipo madeira gera, assim como o formato das peças.
Por outro lado, lâmpadas pendentes com textura semelhante a do teto definem o cenário e iluminam o mirante do restaurante. Dada a multifuncionalidade do mirante (restaurante e zona juvenil em festas e eventos club), propõe-se recintos parcialmente translúcidos para proteger o ambiente das correntes de vento, mas sem impedir a ligação visual com o resto do cais.
O Bar. A proposta consiste em reabilitar o espaço não utilizado existente no primeiro andar. Propôs-se tornar independente o acesso pela cozinha e ampliá-la para o exterior, gerando um volume coberto que enquadra um novo espaço em frente à piscina. O revestimento externo é uma treliça de cana de bambu, madeira pintada de branco e microcimento azul marinho para a fachada interna do espaço.