-
Arquitetos: Anupama Kundoo Architects
- Área: 268 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Javier Callejas
Descrição enviada pela equipe de projeto. Situado em uma área residencial de rápida urbanização, o novo edifício da biblioteca é idealizado como uma infraestrutura social facilitada pela organização social Nandalal Sewa Samithi.
Sendo a acessibilidade uma consideração chave, a biblioteca é uma construção em tijolos aparentes feitos localmente, se destacando como um edifício institucional no contexto da construção em alvenaria rebocada e pintada das casas e edifícios residenciais circundantes.
O perfil da cobertura representa o "livro aberto", assim como os elementos de vedação concebidos em ferrocimento, simbolizando o progresso constante através do conhecimento. As paredes ortogonais do andar superior inclinam-se para fora em direção ao topo, pois o prédio tem como objetivo servir à comunidade e investir em sua capacitação, incentivando a leitura e o aprendizado.
Como o terreno é limitado por sua vocação de bairro residencial, o terraço é projetado para compensar esse fato, fornecendo o espaço aberto necessário para a contemplação e eventos informais ao ar livre. A abrangência desse equipamento é demonstrada pela inclusão de livros em Braille. Essa característica particular se reflete arquitetonicamente na maneira como a escrita em Braille é integrada aos elementos do edifício criando padrões porosos na alvenaria, nas telas e no teto.
Os padrões de entrada de luz na forma de textos em Braille deixam suas marcas nos espaços interiores para que, aqueles que podem ver estejam visualmente cientes da linguagem dos que não podem, aumentando assim a sua sensibilidade para com os deficientes.