-
Arquitetos: Ebeca
- Área: 195 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Hugo Ariel Zaccardi
-
Fabricantes: ALUAR ALUMINIOS, Adobe, AutoDesk, CONSTRUHOME, DE VITO, De las Misiones, EBECA SRL, ELECTRICIDAD GRECO, Roca, Trimble, VASA DVH
Descrição enviada pela equipe de projeto. A ideia central do projeto é que a peça arquitetônica se integre harmoniosamente ao pinhal existente no local. A proposta do estudo foi a geração de uma peça monolítica de concreto que estava localizada dentro de uma clareira que fica dentro do local. A busca do cliente pelo local sempre foi clara nesse sentido, uma casa de veraneio para a família dentro da floresta.
Desde o início pensou-se na utilização do concreto como único material em todo o projeto, aberturas pretas para enquadrar as vistas para a floresta, além de muita transparência que permite que apenas abrindo a carpintaria se sinta dentro da floresta. Diante da homogeneidade do concreto, a madeira desempenha um papel importante na obtenção do calor aos ambientes.
Dentro da funcionalidade da casa, foram priorizados os espaços amplos e integrados na área social para poderem partilhá-los com a família e um corredor que dá acesso à zona privada e serviços, terminando com o acesso à suite principal.
A galeria exterior desempenha um papel fundamental na vida social da família. A premissa era ter um espaço integrado na área social coberta que permitisse a interação dos dois espaços, mantendo sempre a relação com a floresta e a natureza. Para a orientação dos mesmos, foram tidas em consideração as vistas para o pôr-do-sol nos campos da cidade da Madariaga.
Um buraco no telhado permite libertar as vistas para os topos dos pinheiros e ao mesmo tempo localizar uma sala de estar ao ar livre com uma fogueira para criar o ambiente para os encontros noturnos. A divisória principal dá uma imagem compacta e uma vez que enquadra o acesso e privacidade à área social e à galeria com os seus vazios. Ele também abriga uma lareira para reuniões familiares de inverno ao seu redor.