-
Arquitetos: Perkins&Will
- Área: 123000 ft²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Kevin Scott
-
Fabricantes: Armstrong Ceilings, 9Wood, Adobe, Centria, Corian Quartz, Creative Materials, Daltile, Forbo, Hartung Glass Industries, Henry Company, Interface, Laminam, Mobil-Flex, Montigo, Mutual Materials, NorthClad, Oldcastle Building Envelope, PPG, Parklex Prodema, Pulp Studio, +10
Descrição enviada pela equipe de projeto. Desenvolvido pela equipe de arquitetura da Perkins&Will, o projeto de reforma do Pence Union Building de Washington foi concebido para renovar e ampliar este massivo edifício de mais de 11.000 metros quadrados, projetado e construído em 1968. Recentemente reinaugurado, o antigo edifício do sindicato dos estudantes da Eastern Washington University ganhou uma nova cara, transformando-se em uma estrutra mais aberta, convidativa e bem iluminada, dotada de uma série de espaços criativos e amenidades.
Conhecido anteriormente como um dos vinte “piores projetos de arquitetura em campi universitários” dos Estados Unidos pelo MSNBC, o Pence Union Building, ou simplesmente PUB, era descrito pelos alunos como um ambiente “escuro”, “confuso” e “labiríntico”. O projeto, desenvolvido ao longo da década de 1960, estava completamente desatualizado e necessitando urgentemente de uma reforma.
A proposta apresentada pela equipe do Perkins&Will transforma radicalmente a estrutura do edifício, criando um novo layout aberto e acessível incorporando ainda muita luz natural. Um novo volume foi adicionado à antiga estrutura, contrastando fortemente em sua materialidade. Elementos de alumínio, vidro e madeira foram utilizados para conectar todos os espaços do PUB, construindo uma ponte entre passado, presente e futuro. Uma nova fachada de vidro foi incorporada junto ao átrio central, proporcionando uma maior transparência e conectividade entre os espaços interiores e exteriores, além de garantir que as organizações estudantis sejam altamente visíveis por quem caminha pelo campus—promovendo um espaço dedicado à encontros informais e troca entre os alunos de diferentes disciplinas.
As principais transformações operadas pela equipe de arquitetura incluem o completo redesenho do átrio, um maior grau de abertura e um uso mais efetivo da luz natural além da inclusão de um novo espaço de transição entre o espaço público do campus e os corredores de acesso aos quartos dos alunos. Somado à isso, foram ampliadas e remodeladas as áreas de refeitório e espaços de convívio. A sala multiuso foi modernizada e agora conta com um palco para a realização de eventos e apresentações musicais. Uma nova cobertura verde foi incorporada e conta com uma série de diferentes espécies de plantas nativas; e finalmente, o PUB conta ainda com um pequeno mercado para facilitar a vida dos alunos do campus.