-
Arquitetos: BICA Arquitectos
- Área: 362 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Fernando Guerra | FG+SG
-
Fabricantes: Hunter Douglas, ADF, Batista-gomes, Botaca, CIN, Cerâmica Vale da Gândara, Efapel, João Lopes Iluminação, LUSOTUFO, Mobimetro, PADIMAT, Sanitana, Smeg, Sosoares, Weber
Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno desenvolve-se de forma descendente, a casa emerge ao fundo e desenha o contorno dos limites do terreno, no seu ponto mais baixo. Um extenso prado liga estas duas cotas. Criam-se dois volumes contíguos que são interrompidos por um pátio com uma árvore ao centro. No limite, o volume solta-se do solo e apenas a cobertura se mantém para resguardar uma zona alpendrada exterior que fica contígua à piscina com a forma de um tradicional tanque de rega.
Do ponto de vista dos espaços funcionais separámos a área privada com 3 quartos e cozinha, no primeiro volume, da área social com salas de estar e de jantar, no segundo volume, ligados entre si por um corredor que corresponde também à entrada principal da casa e à ligação ao pátio. A cor do prado nos meses de calor foi a cor eleita para caracterizar todo o edificado uniformizando a imagem global natureza/construção.
Todo o conjunto edificado, interior e exterior, é revestido a argamassa à base de cal nas paredes e a telha de canudo tradicional na cobertura, criando um todo harmónico. No interior a escala é generosa pela água inclinada da cobertura e os longos vãos que permitem vislumbrar a paisagem.