-
Arquitetos: Laura Ortín Arquitectura
- Área: 60 m²
- Ano: 2020
-
Fabricantes: Adobe, Artemide, AutoDesk, Cement Design, Cielo, EDRA, Flos, ICONICO, Made, Robert McNeel & Associates
Descrição enviada pela equipe de projeto. Reforma parcial de uma casa no centro de Múrcia, na Espanha. A primeira visita ao local nos chamou atenção, uma vez que a casa havia sido reformada recentemente, o cheiro das paredes recém-pintadas ainda era presente. Porém, o projeto não atendia as expectativas do proprietário. Por quê? Porque nosso cliente precisava de algo personalizado, algo funcional e esteticamente com sua identidade.
Durante o estudo, optamos por não descartar todos aqueles materiais caros sem consideração, então começamos a trabalhar dissecando a casa, analisando o que poderia ou não ser mantido. Com um simples programa de necessidade, sala e uma suíte, apenas 60% da casa seria suficiente para criar os espaços pretendidos. Desta forma, mantivemos uma cozinha, um quarto e um banheiro intactos, o restante foi reformado.
A vida é uma performance. Nosso cliente precisava de um espaço carismático e confortável, um cenário de possíveis atos de mudança, que representasse seus hobbies, viagens, coleções de arte, etc. A sala de estar é como um amplo palco, que provoca diversos encontros e mudanças. O quarto recria uma suíte de hotel, que nos leva a outro mundo, configurando uma atmosfera de sonhos e desejos.
Para criar uma atmosfera performática e emocional, a grande divisória curva é revestida com ripas de madeira semi-arredondadas, laqueadas com tinta giz “taupe”, uma mistura de branco e cinza, com um toque azulado. O resultado é uma tonalidade elegante, que se transforma com a posição do sol. Devido à sua materialidade e formato, a divisória configura um efeito de “cinema” ao absorver o som, além de proporcionar um cenário suave e confortável.
O banheiro privativo nos convida a entrar no mundo dos sonhos contemporâneo, com ares de mil e uma noites. Tudo foi revestido com microcimento azul, que permite acompanhar a organicidade, plasticidade e escoamento da água. Portas e cortinas também fazem parte da composição arquitetônica. Um cenário de possível privacidade para atender ao usuário.
Em suma, a reforma da casa promoveu uma acupuntura residencial, que se concretiza numa fantasia espacial de cores e texturas únicas para o cliente.