Descrição enviada pela equipe de projeto. O Centro Expositivo Lujiazui está localizado no desenvolvimento norte e mais recente de Shanghai Pudong, ao longo do rio Huangpu, uma das orlas marítimas mais fotografadas do mundo. O local do projeto, ocupando o antigo ‘Estaleiro de Xangai’, tem uma longa história de indústria naval. O novo Centro de Exposições oferece um espaço para eventos concentrado no distrito financeiro circundante.
A OMA concebeu o Centro de Exposições como uma “armadura espacial”, suspensa acima de uma praça e conectada a outro espaço expositivo abaixo da rampa. O edifício organiza o espaço aberto, adicionando novas oportunidades programáticas para exibições de filmes, desfiles de moda e concertos. O novo volume transforma a rampa existente em um espaço teatral de grande escala para eventos, enquanto a praça coberta sob a caixa elevada pode ser usada para acontecimentos mais íntimos.
A materialidade e a arquitetura do edifício estabelecem um diálogo com o passado industrial do local. Um objeto misterioso envolto em uma malha metálica expõe sua estrutura de aço, ecoando os cascos de navios inacabados que costumavam povoar o local.