-
Arquitetos: Renata Lovro Arquitetura
- Área: 90 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Paula Monroy
-
Fabricantes: Abrahão Holcman, Adobe, Amazonas Pedras, AutoDesk, Brastemp, Casa Franceza, Dalle Piagge, Deca, Deca Easy, Fogões shop, Franke, Gamb, Luísa Vellutini, Magazine Luiza, Marcenaria Marcenetto, Plinio Calil, Poloar, Portoro, Suvinil, Terra W Estúdio
Descrição enviada pela equipe de projeto. O apartamento encontra-se no primeiro andar de um edifício baixo, sem portaria, em uma rua bastante tranquila em Pinheiros, São Paulo. Nesse sentido ele remete a uma casa térrea. A intenção da reforma foi enfatizar esse aspecto, além de unificar espaços compartimentados, de acordo com um estilo de vida mais contemporâneo. Originalmente, a área social ficava voltada para a fachada principal e as áreas de serviços para os fundos, isoladas por uma parede. Ao conectar esses ambientes e redesenhar as áreas molhadas, proporcionamos mais amplitude, funcionalidade, iluminação e ventilação natural ao apartamento.
Durante as prospecções anteriores à obra, descobrimos a estrutura de concreto original do edifício e aproveitamos para tirar partido da mesma. Uma generosa viga passa no meio da cozinha e usamos ela para determinar o painel de madeira que faz divisão com a lavanderia e a mesa de refeições. Os caixilhos entre sala e varanda foram adaptados para abertura total, integrando ainda mais a área verde externa à sala. A cozinha, antes estreita e fechada, ganhou uma nova janela para melhorar a ventilação cruzada também passando a ter conexão total com a sala. O novo piso em ladrilho hidráulico evidencia as alterações feitas nesses dois ambientes. Como era usual em edifícios antigos, a planta original tinha o banheiro de serviços e um depósito que foram transformados para dar maior conforto aos novos ambientes. O banheiro de serviços foi utilizado como área de ampliação do banheiro da suíte e lavabo também foi ampliado.
Na área íntima foram feitas poucas alterações. O antigo closet que dava para a sala foi transformado em um armário voltado para cada quarto e em um roupeiro voltado para o corredor. Escolhemos os principais materiais por seu processo de produção artesanal que dialoga com o estilo de vida dos proprietários. Além do piso da cozinha e da varanda em ladrilho hidráulico, o piso da sala foi feito em cimento queimado e as bancadas dos banheiros em granilite com cubas em cerâmica.