-
Arquitetos: Holon Arkitektur
- Área: 239 m²
- Ano: 2020
-
Fabricantes: Aubo Kjøkken og Bad, GRAPHISOFT, LK Hjelle, Linea Light Group, Moelven, Nordpeis
Descrição enviada pela equipe de projeto. Situado na extremidade da pequena península de Sveio, a 30 minutos de carro de Haugesund, onde o céu encontra o mar, se encontra o farol Ryvarden. Foi neste local que Floke Vilgerdsson, ou Ravnafloke, no ano de 868, se tornou o primeiro homem a se estabelecer em uma ilha sem nome, que ele chamou de Islândia. Mais de mil anos depois, as cinco cabanas “Flokene” estão dispostas na abertura marítima de Sveio.
Os volumes foram projetados pelo escritório Holon Arkitektur para a Associação de Turismo de Haugesund, uma filial local da Associação Norueguesa de Trekking. Uma das premissas principais do projeto era que as cabines não deveriam deixar um rastro permanente na paisagem. O único vestígio no local são quatro furos, um para cada cabana, perfurados na rocha de forma a ancorar as colunas de aço.
Não houve escavação ou nivelamento, e o resultado final são cinco cabanas espetaculares com vista panorâmica para o Mar do Norte. Sua forma triangular e o corte plano foram cuidadosamente projetados para suportar o clima severo do local, com fortes ventos que às vezes assolam a costa ocidental da Noruega.
Quatro das cabines acomodam até cinco pessoas. Todas foram equipadas com cozinha, sala de estar e banheiro. A maior cabana oferece acomodação para até dez pessoas e também é acessível para cadeirantes. O coração de cada cabana é uma lareira que permite aos hóspedes manterem-se aquecidos e aconchegantes no interior, enquanto observam as ondas atingindo as paredes externas da cabana.